Na Capital Chilena, no Estádio Nacional de Chile em Santiago, o Botafogo comandando por Renato Paiva não conseguiu quebrar o tabu de vencer um time Chileno, por lá. No momento são 13 derrotas e 6 empates, e nenhuma vitória do Alvinegro em território Chileno em jogos válidos pela Libertadores. Outro fato é que o Universidad De Chile não vencia em estreias de Libertadores há 7 anos, antes do jogo desta quarta-feira 02/04. A LA U nos últimos 4 jogos antes da partida de ontem, pelo campeonato Chileno, a Universidad De Chile estava com a seguinte sequência: 2 derrotas, 1 empate e 1 vitória. O Botafogo repetiu novamente as péssimas atuações dignas de Carlos Leiria no comando técnico no começo da temporada. O Botafogo contra a LA U, não parecia que era o atual campeão da Libertadores, comprovando o quanto o desmanche no banco de reservas e falta de reposição a altura fizeram falta.
Isto ficou evidente!
O TEMPO CHEGOU!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) April 3, 2025
Agora os Botafoguenses lúcidos entenderam a causa, o motivo e a circunstância pelo qual Artur Jorge saiu: Um desmanche no banco de reservas do Botafogo ocorreu, gastaram muito e não foram capazes de repor à altura com jogadores de características semelhantes!
Renato Paiva era um dos poucos técnicos que iria se arriscar nesta lama, mal feita. Agora vai pagar o pato, pois não terá uma boa sequência pelo jeito, ainda mais insistindo com o fraco do Patrick De Paula.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) April 3, 2025
Ambição não combina com soberba.
— Museu do Fogão 🔥 (@MuseuBFR) April 3, 2025
A La U leva o jogo a sério, enquanto o Botafogo se comporta de forma medíocre, apática. Num salto alto que não se explica.
Uma VERGONHA a postura do time em Santiago.
O Botafogo gastou 500 MILHÕES em contratações e não montou um elenco. Só tem 11 jogadores, o restante? É uma piada.
— Lucas Frazão ★彡 (@lucasfrazaobfr) April 3, 2025
Todas as vezes que esse time foi posto a prova esse ano, não venceu nenhuma.
— Lucas Frazão ★彡 (@lucasfrazaobfr) April 3, 2025
Derrotas para Vasco, Flamengo, Racing e Universidad de Chile e empate contra o Palmeiras.
Botafogo perdeu o DNA de um time físico, antes Victor Sa e Jr Santos, depois Jr Santos e LH, jogadores que quebraram linhas defensivas com extrema velocidade. Hoje é um time lento, não consegue agredir, não tem velocidade, Matheus Martins jogador de segundo tempo e olhe lá
— Botafogo Hinchas ⭐️ (@botafogohinchas) April 3, 2025
Tudo aquilo que nós falamos aqui no canal bate na porta do Botafogo neste jogo.
— Universo Botafogo (@UniversoBota07) April 3, 2025
Elenco fraco ofensivamente, planejamento mal feito, 500 milhões em apostas ou jogadores claramente ruins…
Botafogo até aqui em 2025 brinca com a sorte e a incompetência. E no futebol, quem brinca…
Se não contratar dois pontas PRONTOS de drible e velocidade e um camisa 10, eu acho mt difícil esse atual elenco aí brigar por vaga na libertadores no brasileiro.
— FUTEBOL DA DEPRESSÃO (@FUTEDADEPRESSAO) April 3, 2025
Matheus Martins, Elias Manoel, Ruan Cruz, PK, não são jogadores com nível pra competir entre os primeiros. É um…
500 milhões investidos e o banco de reservas é NÍVEL SÉRIE B
— Bastidores do Botafogo (@bastidoresdobfr) April 3, 2025
Parabéns
A expressão de decepção do Renato Paiva aos 37 minutos do primeiro tempo, resume o que foi o Botafogo contra o Universidad De Chile, muitos erros e decepções a cada lance.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) April 3, 2025
📸 GLOBO RJ pic.twitter.com/gm6uZ8m8Tq
Com a derrota, o Botafogo está zerado no Grupo A ao lado do Carabobo, justamente o próximo adversário, da próxima terça-feira, no Estádio Nilton Santos. Estudiantes, que venceu na Venezuela, e Universidad de Chile dividem a liderança com três pontos.
O Botafogo entrou em campo como campeão. Mas não se comportou como tal. Mesmo jogando fora de casa, num estádio lotado, tomou a iniciativa da partida e passou o primeiro tempo todo propondo as ações. Só que faltou caprichar no terço final, como já havia acontecido contra o Palmeiras.
Ótima jogada do Botafogo, Igor Jesus tocou para Matheus Martins que fez um ótimo passe para o Santiago Rodríguez que se perdeu na jogada; no contra-ataque Altamirano teve liberdade pra chutar.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) April 3, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/gofDJNPaHs
Quem realmente chegou com perigo primeiro foi a La U, aos 11 minutos, com Altamirano finalizando para fora após bom passe de Leandro Fernández pelo meio, tudo isto se deu após Santiago Rodríguez ter tentado cavar uma falta.
O cruzamento do Vitinho irritou e fez o técnico do Botafogo Renato Paiva xingar após o lance, o analista Miguel dos Santos procurou entender o que Paiva achou do lance.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) April 3, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/p0vpcnfu2X
Aos 21 minutos do primeiro tempo, o técnico do Botafogo, Renato Paiva se irritou com o cruzamento errado de Vitinho.
O Glorioso só conseguiu produzir de fato uma boa chance já aos 27 minutos da etapa inicial: Santiago Rodríguez fez um bom passe pra Igor Jesus que chutou cruzado, para defesa do goleiro Castellón.
Renato Paiva se decepcionou com o lançamento errado.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) April 3, 2025
🎥 Globo RJ pic.twitter.com/iIc2TFtFYP
Aos 37 minutos da primeira etapa a imagem que previa o que iria ocorrer, o técnico Renato Paiva com as mãos no rosto, após um péssimo lançamento de Barboza.
Alex Telles fez um ótimo cruzamento, Santiago Rodríguez chutou e bola quicou, que sobrou pro Matheus Martins (que tinha o Igor Jesus como opção) chutou fraco nas mãos do goleiro Castellón
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) April 3, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/q06qS0sEdG
Que que é isso Jair Cunha? Parecia o Lucas Halter falhando, pra sorte o Leandro Fernández do Universidad de Chile não chegou no lance.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) April 3, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/wMXQ15sKdU
Alguns segundos depois foi a vez do zagueiro Jair Cunha, falhar pra sorte do Botafogo, Leandro Fernández da LA U não conseguiu chegar a tempo.
Aos 40 minutos do primeiro tempo, Alex Telles cruzou da esquerda, Santiago Rodríguez finalizou mascado, a bola quicou e o goleiro da La U, Castellón espalmou e Matheus Martins não conseguiu aproveitar no rebote. O Fogão fez um primeiro tempo razoável, mas não acertou na frente e foi para o intervalo com o placar em 0 a 0.
Com atraso nas substituições, no momento que Renato Paiva iria colocar Artur e Elias Manoel no Botafogo, saiu o gol da Universidad De Chile, Lucas Di Yorio. Com uma falha coletiva na recomposição lenta do sistema defensivo Botafogo.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) April 3, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/WZZDnnWqQ1
No segundo tempo, o jogo foi diferente. A Universidad de Chile fez duas substituições no intervalo e voltou com outra postura e bem melhor, o que era pra Renato Paiva também ter feito. E o Botafogo, por sua vez, piorou. Resultado? Gol da La U. Aos 14 minutos, o time chileno saiu jogando pela esquerda, A recomposição de Marlon Freitas, Patrick De Paula, Gregore e Vitinho não foram eficientes, Jair saiu da linha defensiva, Barboza ficou com dois, Di Yorio recebeu de Nico Guerra e chutou livre, cara a cara com John: 1 a 0.
Igor Jesus foi dar uma de Cuiabano no primeiro jogo da final da Recopa Sul-americana, e também foi expulso (segundo amarelo) contra o Universidad De Chile. Elias Manoel e Rwan Cruz credo como opções para o jogo de terça-feira contra o Carabobo.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) April 3, 2025
🎥 GLOBO RJ pic.twitter.com/lkDzFnm35Q
O Botafogo não fez mais nada na partida, não produziu mais e a Universidad De Chile, passou o restante da partida gastando o tempo que faltava. E para piorar durante o acréscimo de 6 minutos, o Igor Jesus levou 2 cartões amarelos, o primeiro aos 49 minutos, e o outro aos 50 minutos do segundo tempo. Resultando na expulsão. Agora o Botafogo tem um grande desfalque contra o Carabobo, Elias Manoel e Rwan Cruz serão as opções que Renato Paiva tem, para substituir o camisa 99 do Botafogo.
Próximos jogos
O Botafogo terá agora dois jogos seguidos no Estádio Nilton Santos. Sábado (5/4), o Glorioso recebe o Juventude, às 21h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Na terça (8/4), o compromisso é contra o Carabobo, da Venezuela, às 19h, pela segunda rodada da Libertadores.
FICHA TÉCNICA
UNIVERSIDAD DE CHILE 1 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Nacional de Chile
Data | Hora: 2/4/2025 – 21h30
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Martín Soppi (URU) e Agustín Berisso (URU)
Público: 42.763 torcedores
Cartões amarelos: Leandro Fernández, Sepúlveda, Aránguiz e Nico Guerra (UCH); Patrick de Paula, Gregore, Jeffinho e Igor Jesus (BOT)
Cartões vermelhos: Igor Jesus 50’/2ºT (BOT)
Gols: Di Yorio 14’/2ºT (1-0)
UNIVERSIDAD DE CHILE: Castellón; Nicolás Ramírez, Calderón e Zaldívia; Hormazábal, Marcelo Díaz (Montes 28’/2ºT), Sepúlveda (Castro 45’/2ºT), Aránguiz e Atamirano (Poblete – Intervalo); Leandro Fernández (Nico Guerra – Intervalo) e Di Yorio (Contreras 36’/2ºT) – Técnico: Gustavo Álvarez.
BOTAFOGO: John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan 36’/2ºT) e Patrick de Paula (Elias Manoel 15’/2ºT); Matheus Martins (Artur 15’/2ºT), Igor Jesus e Santiago Rodríguez (Jeffinho 24’/2ºT) – Técnico: Renato Paiva.
Melhores momentos de Universidad de Chile 1×0 Botafogo: