8 dias antes de estreia contra o Palmeiras pelo Brasileirão Série A 2025, Botafogo vence amistoso contra o Novorizontino por 3 a 1 em estreia do técnico Renato Paiva com a presença da torcida no Niltão

   
Jogadores do Botafogo comemorando gol de Alexander Barboza contra o Novorizontino - Foto Reprodução: Vítor Silva


No primeiro teste com a torcida presente, sob o comando do técnico Renato Paiva, o Botafogo venceu o Novorizontino por 3 a 1 em amistoso neste sábado (22/3), no Estádio Nilton Santos. Patrick de Paula, que substituiu Savarino, cedido à seleção da Venezuela, foi o destaque com dois gols – Alexander Barboza completou o marcador para o Fogão.


Este foi também o último teste antes do começo para valer da temporada do Botafogo, já que no próximo fim de semana tem Campeonato Brasileiro e, três dias depois, estreia na Libertadores. O Glorioso teve três semanas cheias de treinos até o momento, por conta da eliminação precoce no Carioca, e terá mais uma para os ajustes finais. 2025 está só começando!


O jogo

Antes de contar a história do jogo, é preciso levar em conta de que se trata de um amistoso de preparação. Ou seja, mais importante do que resultado, vale o desempenho, vale avaliar se as ideias que foram treinadas foram executadas, etc… O Botafogo mostrou ser um time que tenta sair mais jogando desde o goleiro, mas encontrou um adversário muito fechado e organizado.


A atuação do Botafogo no primeiro tempo não empolgou tanto, mas teve alguns destaques, como Artur e Patrick de Paula. O Glorioso criou uma boa chance aos 11 minutos, num lançamento de Alexander Barboza. O zagueiro Patrick tentou recuar para o goleiro, mas Artur foi esperto e tocou antes, finalizando para fora. Faltava um pouco de repertório ofensivo ainda.


Depois dos 20 minutos, o Novorizontino chegou com mais perigo, com Robson, aos 25, e Matheus Frizzo, aos 31. No fim da etapa inicial, o Botafogo conseguiu balançar a rede. Aos 39, Alex Telles finalizou rasteiro, a bola bateu na trave, nas costas do goleiro e ficou quicando em cima da linha, quando Barboza fuzilou: 1 a 0. Aos 42, Patrick de Paula chutou de fora da área e acertou o cantinho esquerdo: 2 a 0.


No segundo tempo, as duas equipes foram fazendo diversas mudanças, e o jogo consequentemente foi caindo um pouco de nível, até pelo entrosamento. O Botafogo custou um pouco a criar novamente. Patrick de Paula teve uma chance aos 18 minutos, após uma saída de bola errada do goleiro, mas ele acabou isolando, quando tinha melhores opções para tocar.


Três minutos depois, no entanto, Patrick De Paula brilhou de novo. Cuiabano roubou a bola no lado esquerdo e enfiou para Igor Jesus, que deu um toquinho sutil e Patrick de Paula chegou chapando de canhota, acertando um bonito chute: 3 a 0. Segundo gol do volante, que substituiu Savarino, cedido à seleção da Venezuela e se mostrou uma aposta acertada de Paiva.


Depois de abrir 3 a 0, o Botafogo tomou uma pressão maior do Novorizontino. Aos 28 minutos, Patrick cabeceou no travessão, após cobrança de escanteio. No lance seguinte, Raul bateu tiro de meta no pé de Marlon, que chutou rasteiro e o goleiro teve que se esticar para espalmar. Aos 32, o time paulista diminuiu, com um chutaço de Marlon no ângulo. Golaço: 3 a 1.


No final, Raul fez ainda duas grandes defesas, evitando que o Novorizontino complicasse o jogo. E, no último lance, em contra-ataque, Matheus Martins ainda acertou a trave. O Botafogo mostrou aspectos bons e ruins, o que faz parte de um período de preparação. Que comecem os jogos!


Próximos jogos do Botafogo

Agora a temporada começa para valer. No próximo domingo, o Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro contra o Palmeiras, às 16h, no Allianz Parque. Três dias depois (2/4), o Glorioso inicia sua caminhada rumo ao bi da Libertadores contra a Universidad de Chile, às 21h30, em Santiago.


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 3 X 1 NOVORIZONTINO

Estádio: Nilton Santos

Data-Hora: 22/3/2025 – 16h15

Árbitro: Jodis Nascimento de Souza (RJ)

Assistentes: Fábio Ramos França (RJ) e Victor Augusto Camões de Abreu (RJ)

Renda e público: 6.931 torcedores

Cartões amarelos: Jair e Raul (BOT); Luís Oyama e Patrick Brey (NVZ)

Cartões vermelhos: –

Gols: Alexander Barboza 39’/1ºT (1-0), Patrick de Paula 42’/1ºT (2-0), Patrick de Paula 21’/2ºT (3-0), Marlon 32’/2ºT (3-1)


BOTAFOGO: John (Léo Linck – Intervalo, depois Raul 24’/2ºT); Vitinho (Mateo Ponte 19’/2ºT), Bastos (Jair – Intervalo), Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano 19’/2ºT); Gregore, Marlon Freitas (Allan 29’/2ºT) e Patrick de Paula (Kauan Lindes 40’/2ºT); Artur (Nathan Fernandes 40’/2ºT), Igor Jesus (Rwan Cruz 29’/2ºT) e Santiago Rodríguez (Matheus Martins – Intervalo) – Técnico: Renato Paiva.


NOVORIZONTINO: Airton (Jordi – Intervalo); César Martins (Rafael Donato 27’/2ºT), Dantas (Renato Palm 18’/2ºT) e Patrick (Rodrigo Soares 36’/2ºT); Waguininho (Fábio Matheus 36’/2ºT), Jean Irmer (Willian Farias 18’/2ºT), Luís Oyama (Marlon – Intervalo), Matheus Frizzo (Pablo Dyego – Intervalo) e Patrick Brey (Léo Tocantins 27’/2ºT); Robson (Nathan Fogaça 27’/2ºT) e Léo Natel (Igor Formiga 18’/2ºT) – Técnico: Eduardo Baptista.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem