Em busca de um novo treinador após a saída de Artur Jorge, o Botafogo está interessado na contratação do técnico Vasco Matos. Segundo o site "GE", a diretoria do Santa Clara, de Portugal, teme perder seu técnico, mas até o momento não houve uma proposta oficial do Alvinegro.
Ainda de acordo com o site, a diretoria do clube dos Açores entende que o interesse do Glorioso é natural devido ao seu monitoramento no mercado português. Inclusive, o atual campeão da Libertadores fez uma entrevista preliminar com ele e gostou do que foi apresentado pelo técnico português.
Vasco Matos é um dos treinadores em ascensão no futebol português. Um dos nomes cotados para assumir o Botafogo, o ex-atacante de carreira tímida como jogador já dá sinais que vai dar passos mais longos na área técnica aos 44 anos.
O português é um dos favoritos do Alvinegro para assumir o lugar de Artur Jorge. Ainda não há proposta oficial, mas um membro da direção da SAF já o entrevistou e gostou do retorno. A tendência é que John Textor, dono do clube, tenha uma conversa direta com Vasco nos próximos dias para oficializar uma proposta. No Santa Clara, já há temor pela possível perda do profissional.
O comandante pendurou as chuteiras em 2016 e imediatamente foi se profissionalizar em cursos de treinadores da Uefa. No mesmo ano, assumiu um papel de auxiliar técnico no Leixões, que estava na segunda divisão portuguesa.
O primeiro trabalho como técnico veio em 2017, no Vilafranquense, que só comandou por duas partidas. A passagem de destaque foi no Alverca em 2019, onde Vasco apareceu no cenário nacional pela primeira vez: mesmo comandando um clube de segunda divisão, eliminou o Sporting da Taça de Portugal com uma vitória por 2 a 0.
Apesar do momento de brilho, Vasco resolveu dar, na teoria, um passo atrás. O português aceitou ser auxiliar do Casa Pia no ano seguinte. Em três anos fazendo parte da comissão de Filipe Martins, Matos ajudou a equipe a subir para a primeira divisão e terminar em 10º no ano inicial na elite portuguesa.
Santa Clara
A oportunidade de voltar a ser treinador apareceu em 2023, quando Vasco foi chamado para ser o responsável por liderar a reconstrução do Santa Clara. O clube acabara de cair para a segunda divisão e estava com um novo dono: Bruno Vicintin, ex-VP do Cruzeiro.
Com o treinador, o Santa Clara foi campeão da segunda divisão e atualmente ocupa a 5ª posição do Campeonato Português. Mesmo com um time de orçamento modesto e recheado de jogadores que até foram dispensados de clubes brasileiros, a equipe do Açores se supera e briga por uma classificação para a próxima Liga Europa.
Estilo de jogo
Um dos motivos que justifica a rápida ascensão de Vasco Matos é o seu jeito de ser. Talvez por ter sido jogador, gosta de ter um vestiário de linha direta e honesta. A liderança é na base de palavras fortes ao invés de uma liderança no lado mais "conciliador". Mesmo assim, ele teve boa relação com todos os jogadores por onde passou.
Vasco Matos gosta do jogo. No ano passado, o Southampton, da Inglaterra, sondou a situação do português, mas não avançou por uma proposta formal.
- Focamo-nos muito no trabalho. É no jogo. É desafiar os jogadores a serem melhores», explicou, lembrando que o foco é garantir a manutenção, mas sempre com a preocupação de melhorar a cada jogo. Gosto muito de ganhar. Não vim para aqui fazer amigos. Vim para ganhar - afirmou antes do jogo contra o Farense, em 4 de janeiro.
Taticamente, gosta de escalar os times em 3-4-3 - uma formação diferente da que o Botafogo tem desde que virou SAF, geralmente escalado no 4-2-3-1. A parte defensiva é um dos destaques desde que assumiu: o Santa Clara subiu levando apenas 19 gols em toda a segunda divisão. Na atual temporada, foi vazado apenas 16 vezes - só Benfica, Porto e Sporting têm números melhores.
Na parte ofensiva, o Santa Clara é mais tímido. A equipe geralmente se comporta em bloco baixo, colocando vários jogadores para se defender perto da próprio área, e ataca em transição. São 18 gols marcados em 17 partidas no Campeonato Português.
Alguns jogadores do time do Santa Clara
Gabriel Batista - Goleiro deixou o Flamengo de graça em 2022 e hoje é um dos destaques do Santa Clara
MT - Jogador criado no Vasco é titular como ala-esquerdo no esquema do treinador
Vinícius Lopes - Atacante que só fez 20 jogos pelo Botafogo e saiu sem custos tem seis gols e duas assistências na atual temporada
Gabriel Silva - Adquirido por pouco mais de R$ 5 milhões junto ao Palmeiras em 2023
- Já não somos a sensação, mas uma afirmação - afirmou Vasco Matos em entrevista à "Record", ao falar sobre o primeiro turno do Santa Clara.
- Estamos em janeiro e a equipe tem dado resposta atrás de resposta. É uma afirmação daquilo que é o nosso trabalho, daquilo que é o valor dos nossos jogadores e da nossa equipe. É um trabalho de muita gente - completou.
Vasco Matos tem contrato com o Santa Clara até 2026.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) January 18, 2025
Vasco Miguel Lopes de Matos, Vasco Matos de 44 anos agradou muito o Scout do Botafogo,por essas razões:
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) January 18, 2025
1. Técnico na casa dos 40 anos, tal como Abel Ferreira que chegou no Palmeiras em Novembro de 2020, tendo 41 anos
2. Técnico Jovem e promissor,tende a ficar mais do que 1 ano pic.twitter.com/NpKAnHeMNQ
John Textor ainda irá conversar com Vasco Matos nos próximos dias, e se tudo fluir, Matos tem grandes chances de ser o novo técnico do Botafogo, pois Textor quer um novo técnico Português. O Santa Clara atualmente está na quinta colocação do Campeonato Português, a multa rescisória é entre 900 mil euros à 2,2 Milhões de Euros, em reais entre R$5,4 Milhões a 13,7 Milhões de Reais.
Atualmente o técnico Vasco Matos, na temporada de 2024/2025, pelo Santa Clara, em 20 jogos, tem 11 vitórias, 1 empate e 8 derrotas em partidas válidas pela Liga Portugal, Taça de Portugal e Allianz Cup.