Rafa Benítez negocia com o Botafogo onde lutaria por todos os títulos continentais e pelo Super Mundial de Clubes de 2025, que já conquistou pela Inter Milão em 2010 em sua versão anterior
Rafa Benítez é o principal candidato para ser o novo treinador do Botafogo, um dos maiores clubes do Brasil e, por extensão, das Américas. O treinador espanhol, que ganhou tudo na Europa, tem diante de si a opção de aumentar seu legado no novo continente. Sem dúvida, um desafio ao alcance de pouquíssimos treinadores no mundo. Depois de vencer a Copa Libertadores e o Brasileirão 2024, John Textor, dono do Botafogo, deixa claro que quer dar um passo adiante em seu ambicioso projeto e é por isso que está negociando com Rafa Benítez para liderar sua equipe em 2025, na qual lutará por todos os títulos possíveis na América, e internacionalmente, incluindo o Super mundial de Clubes 2025.
Diante de tal desafio, seu desejo é colocar a equipe nas mãos de um treinador de ponta que já sabe o que é lidar com momentos difíceis e exigentes, além de conseguir levantar novos títulos. Esse mesmo desejo é o que pode levar Rafa Benítez a embarcar na aventura americana, pois ele tem diante de si a oportunidade de replicar seus sucessos na Europa em outro continente, um legado muito difícil de alcançar.
O Botafogo jogará neste fim de semana a Supercopa do Brasil contra o Flamengo, um título menor que o treinador do Real Madrid não alcançaria mais, mas, se assinar, no final do mês de fevereiro já jogaria a Supercopa Sul-Americana contra o Racing de Avellaneda. Em sua fase europeia, Benítez já conquistou a Supercopa da UEFA com o Liverpool. Então, em junho de 2025, terá início o novo Mundial de Clubes, ao qual o Botafogo vai como campeão da Libertadores e no qual divide um grupo com times transatlânticos como PSG e Atlético de Madrid. Em seu formato anterior, o treinador do Real Madrid já sabe o que é ser proclamado Campeão do Mundial de Clubes, pois conseguiu com a Inter de Milão.
Além desses dois torneios, o Botafogo tem que pelejar pela Copa do Brasil e defender seus títulos do Brasileirão e da Libertadores contra adversários muito poderosos e conscienciosamente reforçados. Mas esse é um desafio que não assusta Benítez, que sabe o que é conquistar títulos da liga (Valencia) e títulos continentais (Valencia, Liverpool e Chelsea).
Uma liga mais do que poderosa
A experiência de Rafa Benítez é a melhor garantia para Textor querer levá-lo a um campeonato brasileiro em constante aumento de investimento e potencial, já que Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Vasco da Gama ou São Paulo estão a ser conscienciosamente reforçados e, a todos eles, podemos acrescentar o regresso de Neymar ao Santos ou o ambicioso projeto do Bahia, clube que pertence ao Grupo City. Somente ajustes em pedidos salariais estariam separando Rafa Benítez de acertar com o Botafogo.