Rafa Benítez, o nome mais cotado para ser o novo técnico do Botafogo, não ficou parado em 2024, ele foi convidado em Setembro pela UEFA para dar palestras, para treinadores de elite, como o técnico da Seleção Espanhola Luis De La Fuente, em Berlim, na Alemanha, 3 meses depois do título da Espanha na Eurocopa, contra a França. Rafa Benítez também foi recrutado pela Federação Asiática de Futebol (AFC) Asian Football Confederation.
Rafa Benítez foi um dos treinadores escolhidos pela UEFA para participar numa das suas ações mais relevantes, a conferência de treinadores nacionais que ocorreu em 16 de Setembro de 2024, uma segunda-feira em Berlim. O treinador espanhol reforçou assim a sua colaboração com o órgão máximo do futebol europeu, que o recrutou para vários eventos assim que esteve disponível, tornando-se um dos seus observadores e analistas. Benítez viu assim como, com a ajuda da UEFA, pode ajudar o futebol a evoluir, usando tecnologias avançadas.
A UEFA realizou entre os dias 16/09/2024 a 19/09/2024 a Conferência de Treinadores e Técnicos de Seleções Nacionais, um evento bianual que foi suspenso nos anos de pandemia e que retornou em Berlim com várias conferências e exibições a treinadores nacionais, incluindo o campeão da Eurocopa 2024, pela Espanha, Luis de la Fuente. Rafa Benítez fez uma das apresentações e contribuiu com sua visão e experiência em diferentes aspectos do jogo.
A presença de Rafa Benítez nos eventos e jogos da UEFA tem sido constante nos últimos meses. Nesse sentido, Benítez está atuando como observador técnico em partidas da Liga dos Campeões, incluindo a final entre Real Madrid e Borussia, ou durante o último Campeonato Europeu, no qual fez relatos de partidas em que aplicou as mais modernas tecnologias utilizadas para análise de jogos. O órgão europeu, nesse sentido, propôs que ele liderasse vários projetos enquanto não estiver trabalhando como treinador.
O histórico e a experiência de Rafa Benítez é um dos pontos destacados pela UEFA, assim como seu constante estudo e aplicação das mais avançadas tecnologias e plataformas que estão mudando a forma como o futebol é analisado. Benítez, além de ser um dos poucos treinadores continentais a ter conquistado títulos nas três principais ligas (Premier League, LaLiga e Serie A), fala três idiomas (Espanhol, Inglês e Italiano), outro fator diferencial para transmitir e se comunicar.
Mas não é só a UEFA que exigiu a participação do espanhol. Sem ir mais longe, em 09/09, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) escolheu Benítez para dar uma conferência em seu Fórum de Treinadores de Clubes de Elite. Também na Inglaterra, o sucesso e a preparação do treinador ex-Real Madrid não passaram despercebidos e, recentemente, ele ofereceu uma Masterclass para a LMA (League Managers Association) no Etihad Stadium sob o título "Técnicas aplicadas para a construção de equipes altamente eficazes e coesas no futebol profissional".
Rafa Benítez é o principal nome para assumir o Botafogo, conforme informou o Dailymail.