Foto Reprodução: Arthur Barreto/Botafogo
Um Botafogo completamente diferente foi visto na vitória por 2 a 0 diante da Portuguesa-RJ, nesta terça-feira, em comparação ao time que foi superado pelo Maricá na rodada anterior do Campeonato Carioca 2025. Não apenas pela diferença do placar, claro, mas também pela postura em campo.
A principal diferença foi no posicionamento de Matheus Nascimento. O gol ainda não saiu, mas o camisa 9 foi bem mais participativo porque saiu mais da área para ser opção de jogo - diante do Maricá, ele ficou como um atacante fixo na área e pouco fez preso nos zagueiros adversários.
Outro aspecto passa pelas laterais: Rafael Lobato, ponta de origem, foi o defensor pela esquerda; Newton, volante, ocupou o flanco direito. O primeiro foi muito importante para ser uma válvula de escape e responsável por liderar os contra-ataques do Alvinegro. O segundo ora fechava como terceiro zagueiro, ora aparecia como mais um elemento no meio-campo.
Já Carlos Alberto foi um dos piores em campo, errou praticamente tudo o que tentou. E atrapalhou um gol de Matheus Nascimento, reveja abaixo:
Carlos Alberto deu um toque a mais, e a bola saiu da trajetória para Matheus Nascimento ampliar o placar para o Botafogo contra a Portuguesa
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) January 14, 2025
🎥 SporTV/Premiere pic.twitter.com/Uibl0yFwUJ
Carlos Alberto você é ridículo!
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) January 14, 2025
🎥 SporTV/Premiere pic.twitter.com/hboULAaunt
O time balançou as redes duas vezes, mas criou para fazer mais. Com a configuração que valorizava o jogo pelas laterais, o Alvinegro chegava fácil nas costas dos alas da Lusa, que não teve respostas para as bolas em profundidade vindas de trás por Newton e Serafim. Assim que nascem os dois gols, marcados por Kauê e Kayke.
Ainda com time alternativo, o Botafogo de Carlos Leiria deu uma resposta melhor.
Próximos jogos do Botafogo
Ainda com elenco alternativo, o Botafogo volta a campo no próximo sábado (18/1) para visitar o Sampaio Corrêa, às 16h30, no Estádio Lourival Gomes, em Saquarema. Depois, o Glorioso recebe o Volta Redonda, dia 22, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, pela quarta rodada do Campeonato Carioca.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 0 PORTUGUESA
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 14/01/2025 – 19h30
Árbitro: João Marcos Gonçalves Fernandes (RJ)
Assistentes: Wallace Muller Barros Santos (RJ) e Ana Vitória Trindade Ferreira (RJ)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Renda e público: R$ 65.482,00 / 3.294 pagantes / 3.798 presentes
Cartões amarelos: Matheus Nascimento, Patrick de Paula, Kayke, Yarlen, Lucyo e Kauê Leonardo (BOT); Iran Sidny (POR)
Cartões vermelhos: –
Gols: Kauê 19’/1ºT (1-0) e Kayke 29’/2ºT (2-0)
BOTAFOGO: Raul; Newton, Kawan, Serafim e Rafael Lobato (Lucyo 40’/2ºT); Kauê (Kauê Leonardo 20’/2ºT), Patrick de Paula e Vitinho (Kauan Lindes – Intervalo); Yarlen, Matheus Nascimento (Valentín Adamo 40’/2ºT) e Carlos Alberto (Kayke 13’/2ºT) – Técnico: Carlos Leiria.
PORTUGUESA: Bruno; Lucas Mota, Thomás Kayck, Iran Sidny (William – Intervalo) e MV (Kayke 28’/2ºT); Ian Carlo, Wellington Cézar e Romarinho; Anderson Rosa (João Paulo – Intervalo), Joãozinho (Miguel Vinicius 21’/2ºT) e Hélio Paraíba (Lohan – Intervalo) – Técnico: Evaristo Piza.