O título inédito do Botafogo contra o Atlético Mineiro na final da Libertadores da América neste sábado (30) rendeu a maior audiência do ano para a Globo e fez a ESPN liderar entre todos os canais de TV por assinatura.
A transmissão do jogo, com narração de Luís Roberto, com comentários de Roger Flores e Caio Ribeiro, marcou 25 pontos no PNT (Painel Nacional da Televisão), que mede a audiência da TV de todo o Brasil.
Segundo dados prévios de audiência obtidos pela Grande São Paulo, a partida marcou 19 pontos de média com picos de 21 na capital paulista. Cada ponto equivale a 191 mil telespectadores.
A Record marcou 4 e o SBT fechou com 3. São cinco pontos acima do que Marcos Mion com o Caldeirão e a novela das seis "Garota do Momento" alcançam entre 17h e 19h04, faixa em que a bola rolou no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
No Rio de Janeiro, os números foram ainda mais robustos. Foram 36 pontos de média com 40 pontos de pico. O resultado máximo foi a maior audiência da Globo na capital fluminense em 2024. Record e SBT ficaram com 2 pontos. No Rio, cada ponto vale 125 mil telespectadores.
Já em Belo Horizonte, capital do outro finalista, também foram 36 pontos marcados, maior índice em um jogo de Libertadores em 10 anos —desde maio de 2014.
Na TV por assinatura, a ESPN conseguiu picos de 12 pontos de audiência no Ibope PNT da TV paga. O jogo no canal esportivo da Disney liderou de forma isolada entre todos os canais de TV por assinatura brasileira com a bola rolando.
A equipe de General Severiano derrotou o Atlético Mineiro por 3 a 1, na Argentina, e se tornou campeã da Copa Libertadores. Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos fizeram os gols. Com o título, o time garante presença na Copa Intercontinental em dezembro e no Super Mundial de Clubes em junho de 2025.