Pedro Martins é técnico do Al-Gharafa desde Novembro de 2022 Foto: Divulgação/Al-Gharafa
Artur Jorge está em indefinição se vai continuar ou não no Botafogo em 2025, como informou o GE no começo do dia 12/12. Se caso venha sair, possivelmente, John Textor vai tentar a contratação de Pedro Martins, pois é um técnico que possui boas características, e é tão bom quanto Artur Jorge. Lembrando que Pedro Martins foi um dos nomes monitorados pelo Botafogo, antes da chegada de Artur Jorge, relembre.
Se o Artur Jorge anunciar a sua saída do Botafogo.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 11, 2024
Pedro Martins é um dos melhores nomes para ser o seu substituto.
Técnico tático, paizão, pulso firme e também vencedor.
Pedro Martins está no Al-Gharafa, a multa rescisória não é barata. Mas vale o investimento.
A VER pic.twitter.com/1HgoSDNR1x
Recentemente Pedro Martins teve o contrato renovado com o Al-Gharafa do Catar, a multa rescisória é acima dos 15 Milhões de Euros. Na temporada 2024/2025 no Catar, pelo Al-Gharafa, Pedro Martins possui estes números: 22 jogos, 8 vitórias, 5 empates e 9 derrotas; o treinador foi destaque no Olympiacos da Grécia, onde venceu 3 vezes o Campeonato Grego, e 1 vez a Copa da Grécia.
Conheça mais um pouco sobre Pedro Martins, um possível substituto caso, Artur Jorge decidir ir embora do Botafogo.
Nascido em Santa Maria da Feira, em Portugal, Pedro Rui da Mota Vieira Martins, ou simplesmente Pedro Martins, tem 54 anos de idade e trabalha como treinador desde meados dos anos 2000. Antes, entre o fim dos anos 1980 e 2004, como jogador profissional, atuou no Sporting e em outras equipes portuguesas.
Martins deu início à carreira como técnico no mesmo ano em que pendurou as chuteiras, em 2004, quando integrou a comissão técnica do Vitória de Setúbal. Sua primeira experiência à frente de uma equipe aconteceu dois anos depois, já em 2006, no União de Lamas.
Desde então, o novo alvo do Botafogo passou por Lusitânia, Espinho, Marítimo, Rio Ave e Vitória de Guimarães, todos de Portugal, antes de ir para a Grécia, onde assumiu o Olympiacos. Hoje, ele é o técnico do Al-Gharafa SC, do Catar.
Detalhe, até aqui, Pedro Martins conquistou títulos apenas longe de sua terra natal: três edições do Campeonato Grego e uma da Copa da Grécia. É válido mencionar que o técnico chegou a ser especulado no São Paulo no início de 2024, mas o negócio não avançou, assim como ocorreu com o Botafogo anteriormente.
Relembre a passagem vencedora de Pedro Martins no Olympiacos:
Assim como é Artur Jorge, Pedro Martins também é um técnico, que gosta de jogo ofensivo, porém é mais tático, não fica preso somente a poucos esquemas táticos. Se caso Artur Jorge escolher ir embora do Botafogo, hoje Pedro Martins é um dos melhores técnicos Portugueses no mercado, assim como Sérgio Conceição.
O técnico português Sérgio Conceição, ex-Porto, é mais um dos nomes que pode substituir Artur Jorge numa eventual saída.
Sérgio Conceição levantando Taça do Campeonato Português pelo FC Porto da temporada 2021/2022
Com um trabalho longevo no Porto, Sérgio Conceição ganhou três vezes o título de melhor treinador da Liga Portuguesa, nas temporadas 2017/18, 2019/20 e 2021/22. Ele está sem clube desde 30 de junho de 2024, quando deixou a equipe do Norte de Portugal.
Sérgio Conceição jogando uma partida de Champions League pela Inter de Milão - Foto Reprodução: Getty Images
Sérgio Conceição nasceu em Coimbra, em 15 de novembro de 1974. Foi jogador de futebol profissional e atuou como atacante e ponta esquerda em vários clubes do futebol português e italiano, como Porto, Inter de Milão e Palermo.
Sérgio Conceição foi treinado por Jorge Jesus no Felgueiras de Portugal, em 1995/1996
Sergio Conceição fez 574 jogos na carreira e marcou 85 gols, nos tempos de jogador. Se despediu dos gramados no PAOK, na temporada 2009/10, e deu início à carreira de treinador.
Iniciou como auxiliar técnico do Standard Liège, da Bélgica, para depois retornar ao futebol português. No país natal, comandou Olhanense, Académica, Braga, Vitória de Guimarães e Porto. Também teve breve passagem pelo Nantes, da França, em 2016/17.
Estilo de Sérgio Conceição como treinador
Sérgio Conceição costuma aplicar conceitos de um modelo de jogo ofensivo, mas precavido. No Porto, o técnico priorizou o esquema tático 4-4-2, com pontas de velocidade e laterais com capacidade de cobertura.
Luis Díaz Foto Reprodução Correio da Manhã Luis Vieira
Um dos legados do comandante é o olhar para trocar atletas de posicionamento em campo. Além de Pepê, atacante que jogou na lateral-esquerda com o treinador, houve o colombiano Luis Díaz, atualmente no Liverpool, que ganhou protagonismo com Conceição jogando mais avançado. Além disso Sérgio Conceição tem 4 filhos que jogam futebol, são eles: Moisés Conceição (Anádia-POR), Francisco Conceição (Juventus-ITA), Rodrigo Conceição (FC Zurich-SUI), e Sérgio Conceição (Anorthosis-GRE).
Veja o jeito de jogar do Porto de Sérgio Conceição:
Sérgio Conceição como técnico, já tretou com Jorge Jesus:
Tanto Pedro Martins quanto Sérgio Conceição são ótimos caso vierem pro Botafogo, após a saída de Artur Jorge, se vier ocorrer.
Tags:
Artur Jorge
Botafogo
Brasileirão
Copa Intercontinental
John Textor
Libertadores
SAF
técnico
Últimas Notícias