No dia 15 de Novembro de 2024, uma sexta-feira, o Olympique Lyonnais (Lyon) outro clube da Eagle Football Holding de John Textor recebeu uma punição pesada, caso não conseguir pagar dívida será rebaixado para a segunda Divisão Francesa da próxima temporada 2025/2026.
Além disso, o Lyon também sofreu um transfer ban e não poderá fazer contratações. Para evitar o rebaixamento, Textor precisará quitar dívidas, que aumentaram de 458 milhões de euros para 508 milhões (R$ 3,1 bilhão, na cotação atual).
A punição foi definida pelo Direction Nationale du Contrôle de Gestion (DNCG), órgão que regula as finanças do futebol francês.
Jogadores do Botafogo podem ser vendidos para pagar dívida
De acordo com o site “Yahoo Sports”, Textor falou ao DNCG que pretende vender jogadores do Lyon e/ou do Botafogo, clube brasileiro comandado por ele, ou ainda negociar os 45% das ações que tem no Crystal Palace, da Premier League, que também faz parte do grupo.
O site comenta também que Textor teria saído confiante da reunião com o DNCG, mas que o órgão não teria concordado que a situação seja tão simples.
Segundo a decisão do DNCG, o Lyon será rebaixado à segunda divisão se a situação financeira não melhorar drasticamente. O clube teria que quitar cerca de 100 milhões de euros (R$ 610 milhões) da dívida para evitar as sanções.
Entre os principais ativos da Eagle Football Holding Group, grupo do Textor, estão os jovens francês Rayan Cherki, o belga Malick Fofana, ambos do Lyon, além dos brasileiros Luiz Henrique e Igor Jesus e do argentino Thiago Almada, do Botafogo. Esses jogadores citados podem ser vendidos acima dos 30 Milhões de Euros.
Rayan Cherki deverá o ser o primeiro a ser vendido
O Bayer Leverkusen sabe que precisa reforçar seu elenco para as próximas janelas de transferências. Sob o comando de Xabi Alonso, a equipe tem como principal objetivo defender o título da Bundesliga conquistado na última temporada.
Contudo, a missão não será fácil, e o clube entende a necessidade de fortalecer ainda mais o grupo de jogadores para a próxima janela de transferências. Nesse contexto, o Bayer já iniciou o mapeamento de possíveis reforços para a equipe titular.
Diante disso, segundo o jornalista Santi Aouna, mais novo nome na mira é Rayan Cherki, meia de 21 anos, destaque do Lyon, equipe pertencente a John Textor. Além do Leverkusen, o Liverpool também monitora de perto o jogador, que é um dos principais destaques da França.
Cherki promete movimentar bastante o mercado. Isso porque o camisa 18 deve ser negociado pelo Lyon, já que a equipe francesa precisa liberar verba financeira, e sua venda, combinada com a chegada de Almada, seria o melhor cenário para o clube.
Quanto vale Rayan Cherki?
Rayan Cherki, que continua brilhando na Ligue 1, tem contrato com o Olympique Lyonnais até 30 de junho de 2026. O jogador está avaliado em cerca de 30 milhões de euros, um valor considerado acessível para um atleta de 21 anos em ascensão.
Na atual temporada, o jogador deu um salto de qualidade em sua carreira e já acumula 5 gols e 7 assistências em apenas 17 partidas, consolidando-se como um dos destaques do futebol francês. Esse desempenho levantou o interesse de diversos clubes.
Times interessados em Rayan Cherki
Além de Bayer Leverkusen e Liverpool, outros gigantes europeus estão atentos à situação de Rayan Cherki. O jogador, que pode atuar como meio-campista, ponta-esquerda ou até mesmo pela ponta-direita, é um talento versátil muito cobiçado.
Entre os times interessados, destaca-se o Atlético de Madrid, comandado por Simeone, que já demonstrou interesse em contar com o atleta. Agora, resta saber quais dos clubes irão transformar o monitoramento em propostas concretas para contratar o meia.