A empresa de investimentos global Sportsbank está prestes a fechar um acordo com um dos proprietários do Crystal Palace, John Textor, sobre a sua participação de 45% no clube.
O Mail Sport soube que o grupo - liderado pelos empresários do sul de Londres, Zechariah Janjua e Navshir Jaffer - foi selecionado como comprador preferencial por Textor na disputa pelo clube de Selhurst Park.
O Sportsbank foi notificado sobre seu status como licitante preferencial, pois busca fechar um acordo no valor de £ 230 milhões (1,8 Bilhão de Reais).
As negociações estão agora em estágio avançado, com fontes próximas ao acordo esperançosas de que a transação possa ser ratificada até o início de fevereiro de 2025.
A estrutura do acordo ainda não foi finalizada, com discussões sobre se o Sportsbank comprará a participação de 45% da Textor no Palace diretamente ou se eles comprarão a empresa do empresário norte-americano Eagle Football Holdings - o guarda-chuva que controla o clube da Premier League, Botafogo, Lyon e RWD Molenbeek.
Steve Parish, Josh Harris e David Blitzer principais donos do Crystal Palace - Foto Reprodução
De qualquer forma, o Sportsbank assumirá a responsabilidade pelo Palace junto com os coproprietários Steve Parish e os magnatas norte-americanos Josh Harris e David Blitzer.
Fontes dizem que as partes interessadas e outras duas partes mantêm um interesse ativo no Palace. Esses grupos são entendidos como o empresário de tecnologia Stanley Tang, que vale cerca de £ 1,7 bilhão, e o consórcio do executivo esportivo do Morgan Stanley, Bejan Esmaili, que inclui o ex-advogado executivo da Roc Nation, Wajid Mir, e os empresários sauditas Haider e Manor Syed.
No entanto, seria necessário que os planos do Sportsbank entrassem em colapso inesperado para mudar o curso dos planos de Textor.
O Sportsbank, que está sendo aconselhado pelo financista de futebol de alto nível Keith Harris, está sendo financiado por Abu Dhabi e dinheiro norte-americano.
Significativamente, a empresa de investimentos está preparada para disponibilizar fundos na janela de transferências de janeiro se um acordo puder avançar rápido o suficiente.
Textor está satisfeito que o Sportsbank tenha o financiamento para concluir um acordo e passar no teste de proprietários e diretores da Premier League.