O que faz o técnico Sérgio Conceição, ser uma ótima opção para substituir Artur Jorge caso sair do Botafogo

    
Sérgio Conceição na sala de troféus do FC Porto - Foto Reprodução Arquivo Pessoal


Após a temporada histórica com os títulos do Brasileirão e da Libertadores, o ano de 2024 do Botafogo foi encerrado com uma goleada sofrida diante do Pachuca na Copa Intercontinental 2024. Além do frustrante resultado de 3 a 0, a partida significou o encerramento da passagem de alguns atletas importantes no elenco, com maior destaque para Thiago Almada.


No entanto, a grande preocupação da torcida consiste na possibilidade de Artur Jorge deixar o comando técnico para aceitar sondagens de clubes do exterior e do Brasil dispostos a pagar multa rescisória de 2 milhões de euros (R$ 12,5 milhões). As últimas informações indicam que Artur está encaminhado para deixar o Botafogo, com o clube alvinegro iniciando o planejamento da temporada 2024 considerando um "plano B". Uma conversa com John Textor em Portugal será definitiva, e ocorrerá em breve. Considerando a oferta de treinadores disponíveis, apresentamos qual seria a melhor solução para o Fogão manter sua qualidade tática em 2025.



Além de Sérgio Conceição, o Botafogo monitora Pedro Caixinha, Pedro Martins e Hernán Crespo:



Voltando ao técnico Português, campeão e que está na história do FC Porto


Sérgio Conceição: intensidade, pressão alta e muitas transições

Caso não possa contar com Artur Jorge em 2025, o Botafogo deveria investir na contratação de Sérgio Conceição. O tricampeão português com o Porto está livre no mercado desde o mês de junho, quando deixou o comando técnico após sete temporadas. Alguns clubes do futebol brasileiro como Atlético-MG e Internacional (antes de Roger Machado) sondaram o treinador durante a temporada, mas nenhuma decisão foi tomada sobre o futuro até o momento.


Conceição é conhecido pelo estilo de jogo dinâmico e ofensivo no 4-4-2, com variações para o sistema 4-3-3, utilizando muito da pressão alta para recuperar a posse de bola rapidamente. Na fase ofensiva, o Porto atuava com muita amplitude usando os laterais para oferecer apoio aos pontas. Outra marca importante consiste nas transições rápidas do campo defensivo para o ataque, priorizando os flancos no terço final nos cruzamentos para atacantes ou meio-campistas finalizarem.

    
Sérgio Conceição e elenco do Porto comemorando o título da Supercopa de Portugal de 2022 - Getty Images

Vale destacar também que o Porto utilizava-se muito de triangulações em duelos 3v3 contra os adversários, usando esses espaços buscando a progressão ofensiva. Enquanto um atleta está com a posse, outros companheiros criam espaço para confundirem a defesa adversária, sendo esta a principal marca do ataque de Sérgio Conceição.


Defensivamente, o Porto tinha um sistema de jogo extremamente organizado com linhas altas buscando limitar o espaço para bloquear a progressão adversária. A principal assinatura da defesa consiste nos meio-campistas sendo utilizados para pressionarem muito o portador da bola, entregando alta imposição física para recuperar a posse de bola rapidamente.


Títulos de Sérgio Conceição pelo Porto

Campeonato Português: 2017–18, 2019–20 e 2021–22

Supercopa de Portugal: 2018, 2020 e 2022

Taça de Portugal: 2019–20, 2021–22, 2022–23 e 2023–24

Taça da Liga: 2022–23


    
José Mourinho no FC Porto venceu a Liga dos Campeões de 2003/2004 e foi campeão do Mundo contra o Once Caldas em Dezembro de 2004. Na foto cumprimenta Paulo Ferreira, que alguns meses depois seguiriam ambos para o Chelsea da Inglaterra. Foto Reprodução: Getty Images

Podemos dizer que depois de José Mourinho, Sérgio Conceição foi um dos melhores técnicos da história do Porto.


Tudo indica que o Botafogo priorizará a busca por um técnico português caso perca Artur Jorge nas próximas semanas. Porém o nome do treinador Argentino, Hernán Crespo também agrada John Textor e a diretoria, já que Hernán Crespo possui bons contatos no mundo do futebol, principalmente na Europa, onde como jogador fez história por Parma, Milan, Chelsea, Inter de Milão, além de brilhar na Seleção Argentina. 




Uma excelente oferta financeira e a disputa de competições com boa projeção internacional (Mundial de Clubes, Libertadores e Recopa Sul-Americana) podem convencer Sérgio Conceição a aceitar o projeto alvinegro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem