O Botafogo sagrou-se campeão da Copa Libertadores 2024 ao vencer o Atlético Mineiro por 3 a 1 em uma definição disputada no imponente estádio Monumental do River Plate, que recebeu elogios de Mariano Closs, narrador da final no Disney+ da Argentina e ESPN Latina.
A consagração é histórica por ser a primeira do Botafogo em toda a sua existência, com a presença no elenco do ex-River Alexandre Barboza.
Elogios de Mariano Closs ao Monumental durante a final da Copa Libertadores 2024
Terminada a partida, Closs disse: "Estamos esperando o momento da premiação, o palco foi montado, o Botafogo comemora, o que vai ser essa imensa torcida do Botafogo. Nunca pensei que viria tanta gente, não imaginava, e ainda por cima quase encher esse estádio extraordinário que o River Plate tem, que a Argentina tem, moderno, novo. Eu nunca imaginei isso, eu não sei sobre você."
Assista abaixo:
Os lances capitais narrados por Mariano Closs:
Atlético Mineiro 1 x 3 Botafogo - Na voz de Mariano Closs no Disney+ da Argentina e ESPN Latina. Além da entrega da Taça ao Botafogo.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 1, 2024
🎥Disney + pic.twitter.com/qBEQ64RxVa
"Botafogo foi coroado campeão, senhoras e senhores, também jogando no Monumental, também jogando no Monumental", repetiu Closs para destacar repetidamente a magnitude de um cenário único para os protagonistas, os espectadores que estiveram presentes e todos aqueles que viram a definição na TV no melhor estádio da América. "Tem sido um ótimo local e um cenário inesquecível", disse ele.
Nos minutos finais do confronto da Copa Libertadores entre Atlético Mineiro e Botafogo, a equipe carioca mantinha uma vantagem de 2 a 1, mesmo jogando com dez homens desde o primeiro minuto e meio. O Galo pressionava em busca do empate, mas faltava clareza para ameaçar com real perigosidade o gol adversário.
Nos últimos 20 segundos para os 7 minutos de acréscimos pelo árbitro argentino Facundo Tello, um alívio favorável caiu nos pés do atacante Júnior Santos, que havia entrado no segundo tempo. Ele lutou bravamente contra o zagueiro/volante Argentino Rodrigo Battaglia, e contra o paraguaio Junior Alonso, girou entre eles e avançou em direção ao gol. Achou Matheus Martins, que passou a bola, um desvio chegou a seus pés, permitindo que ele encontrasse as redes com o pé esquerdo, garantindo um 3 a 1 definitivo na final da Libertadores 2024.
Esse resultado ressoou fortemente no Estádio Monumental, local da partida, e rapidamente despertou lembranças entre os torcedores do River sobre a final da Copa Libertadores de 2018 contra o Boca, que terminou com o mesmo resultado no Santiago Bernabéu.
A narração de Closs sobre o terceiro gol provocou essas memórias, já que ele foi a mesma voz por trás da transmissão da final de 2018. Seu famoso grito durante aquela partida, "E aí vem o terceiro", ecoou enquanto Pity Martínez corria em direção ao gol sem o goleiro Esteban Andrada à vista, que havia se aventurado a enfrentar um escanteio no final da partida. Para o gol do Botafogo, Closs exclamou: "Junior Santos está procurando, ali com Alonso e Battaglia. Ele vai cavar, ele vai enterrar no canto. Escapou com um incrível drible. Aqui vem Junior Santos, aqui vem o terceiro, Junior Santos goooooool!"
Nas redes sociais, o entusiasmado grito de Mariano Closs não passou despercebido, com muitos torcedores do River começando a provocar o Boca e o Atlético Mineiro - o time que os eliminou nas semifinais da atual Copa Libertadores - sobre o resultado final.