Histórico, depois de 17 jogos e desde a pré-Libertadores 2024, Botafogo em sua primeira Final de Libertadores, conquistou título inédito e entrou para o HALL de campeões do Torneio em anos terminados em 4


 
Em pé: John, Júnior Santos, Tiquinho Soares, Gregore, Lucas Halter, Luiz Henrique, Igor Jesus, Gatito Fernández, Carlos Eduardo, Alex Telles, Marlon Freitas, Adryelson, Alexander Barboza; Agachados: Danilo Barbosa, Vitinho, Óscar Romero, Thiago Almada, Tchê Tchê, Matheus Martins, Allan, Cuiabano, Jefferson Savarino e Fernando Marçal. Os 23 jogadores do Botafogo que foram relacionados para a Final da Libertadores - Foto Divulgação CONMEBOL


As coisas quando são pra ser são! É Tempo de Botafogo! Depois de 28 anos, 11 meses e 13 dias desde a conquista do Brasileirão de 1995 no Estádio do Pacaembu contra o Santos, também em uma final Alvinegra, o Botafogo é campeão da CONMEBOL LIBERTADORES EM 2024 em Buenos Aires (BONS ARES). Numa final épica, em que jogou 89 minutos com um a menos por conta da expulsão de Gregore aos 29 segundos do primeiro tempo, o Botafogo derrotou o Atlético-MG por 3 a 1, com sua torcida em grande número no Mâs Monumental, em Buenos Aires, e conquistou a tão sonhada Libertadores pela primeira vez em sua história. A GLÓRIA ETERNA É NOSSA! Ficou no passado que o Botafogo não tinha torcida, ficou no passado que o Botafogo não vencia títulos no período de redes sociais, smartphones, Smart tvs, acabou a história que o Botafogo é cavalo paraguaio, acabou todas as narrativas que os rivais criaram. CELEBREM ESTE MOMENTO BOTAFOGUENSES!


Luiz Henrique, com a icônica camisa 7, foi um dos heróis do título, com um gol e um pênalti sofrido no primeiro tempo. As estrelas de Alex Telles que cobrou uma pênalti com maestria, e depois Matheus Martins e Júnior Santos que fizeram uma jogada de Almanaque no fim da partida, após Eduardo Vargas do Atlético Mineiro ter perdido 2 gols incríveis; Os jogadores do Fogão foram GIGANTES. O Glorioso fez uma partida de superação, protagonizando sem dúvida alguma uma das atuações mais históricas de um time na decisão da Libertadores.



Botafogo entrou para o HALL de times campeões da Libertadores em anos terminados em 4 relembre:




Independiente foi campeão pela primeira vez em 1964

Vélez Sarsfield foi campeão pela primeira vez em 1994

Once Caldas foi campeão pela primeira vez em 2004

San Lorenzo foi campeão pela primeira vez em 2014

E neste Sábado 30/11/2024 o Botafogo foi campeão pela primeira vez, totalizando 5 times que conseguiram fazer este feito.


LEIA TAMBÉM: O Botafogo sendo campeão da Copa Conmebol Libertadores 2024, poderá ingressar em seleta lista de campeões inéditos que começou há 60 anos atrás com Independiente


O jogo

A torcida do Botafogo dominou o Mâs Monumental, mas a euforia deu lugar à preocupação logo no começo. Com 29 segundos de jogo, Gregore levantou o pé e atingiu a cabeça de Fausto Vera em lance no meio-campo, sendo expulso pelo árbitro argentino Facundo Tello. O Glorioso teria de jogar a partida toda com um a menos, uma tarefa para lá de complicada.


Só que o Botafogo se organizou em campo, com uma linha de cinco atrás e muito foco. Mesmo com um a menos, fechou bem os espaços e não deixou o Atlético-MG chegar com muito perigo. As finalizações do Galo eram mais de fora da área, com Hulk. Uma delas acertou a cabeça de Alexander Barboza, fazendo o jogo ser paralisado para atendimento.


Artur Jorge aproveitou a parada e chamou Luiz Henrique, para que ele trocasse de lado. E, logo que a bola saiu, o camisa 7 decidiu. Luiz Henrique recebeu de Almada, limpou a jogada e rolou para trás, Marlon Freitas chutou, a bola amorteceu na defesa atleticana e sobrou para Luiz Henrique finalizar rasteiro, batendo Everson: 1 a 0.


Que momento extraordinário. O Atlético-MG sentiu o golpe, e o Botafogo aproveitou. Aos 40 minutos, houve uma indecisão na defesa do Galo, Luiz Henrique insistiu, tocou na bola e foi atropelado por Everson. O árbitro não tinha dado nada, mas o VAR chamou e ele reviu a decisão, assinalando corretamente o pênalti. Alex Telles cobrou e fez 2 a 0. Apoteose da torcida gloriosa na Argentina.


Mas bastou um minuto do segundo tempo para o jogo ficar tenso de novo. Logo no comecinho da etapa final, Hulk cobrou escanteio e Vargas, um dos três jogadores do Atlético-MG que entraram no intervalo, cabeceou totalmente livre, sem precisar sair do chão, diminuindo o placar para 2 a 1.


O gol motivou o Galo a buscar o empate, e o Botafogo teve de se fechar. Aos sete minutos, Hulk cruzou da esquerda e Deyverson, de peixinho, escorou para fora. Depois, aos 18 minutos, Hulk limpou a jogada pelo lado e soltou a bomba, e John espalmou para escanteio. A final estava tensa.


A partir dos 20 minutos mais ou menos, o Botafogo conseguiu controlar um pouco mais a partida, sem deixar o Atlético-MG construir jogadas mais incisivas. Só aos 41 minutos o Galo voltou a assustar. Mariano lançou lá de trás, Vargas chegou na área e conseguiu escorar, mas por cima do gol (ainda bem!). Depois logo em seguida o Vargas tentou de cobertura e a bola também foi pra fora.


Reveja os gols perdidos de Eduardo Vargas:




Estava escrito. O Artilheiro da Libertadores 2024, Júnior Santos ainda fechou o placar aos 51 minutos após ótima parceria com Matheus Martins. Que roteiro! ISSO É BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, CAMPEÃO DA LIBERTADORES!


Assista aos Melhores Momentos da final da Libertadores 2024:


Próximos jogos

Agora o Botafogo parte para confirmar o título do Campeonato Brasileiro Série A 2024. Já na quarta-feira (4/12), o Glorioso pode ser campeão, contra o Internacional, às 21h30, no Beira-Rio. Depois, na última rodada, o Fogão recebe o São Paulo que com o título da Libertadores do Botafogo garantiu presença também na Libertadores de 2025, dia 8, às 16h, no Estádio Nilton Santos teremos um Botafogo x São Paulo festivo.


FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 1 X 3 BOTAFOGO

Estádio: Mâs Monumental

Data-Hora: 30/11/2024 – 17h

Árbitro: Facundo Tello (ARG)

Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)

VAR: Mauro Vigliano (ARG)

Público: 62.000 pagantes e 72 mil presentes 

Cartões amarelos: Battaglia, Lyanco, Fausto Vera e Hulk (CAM); Alex Telles, Thiago Almada, Igor Jesus e Vitinho (BOT)

Cartões vermelhos: Gregore 1’/1ºT (BOT)

Gols: Luiz Henrique 35’/1ºT (0-1), Alex Telles 43’/1ºT (0-2), Vargas 1’/2ºT (1-2) e Júnior Santos 51’/2ºT (1-3)


ATLÉTICO-MG: Everson; Lyanco (Mariano – Intervalo), Battaglia e Junior Alonso; Gustavo Scarpa (Vargas – Intervalo), Fausto Vera (Bernard – Intervalo), Alan Franco e Guilherme Arana; Hulk, Paulinho e Deyverson (Alan Kardec 30’/2ºT) – Técnico: Gabriel Milito.


BOTAFOGO: John; Vitinho, Alexander Barboza, Adryelson e Alex Telles (Marçal 12’/2ºT); Gregore, Marlon Freitas e Savarino (Danilo Barbosa 12’/2ºT); Luiz Henrique (Matheus Martins 33’/2ºT), Igor Jesus (Allan 47’/2ºT) e Thiago Almada (Júnior Santos 33’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem