Depois de 28 anos, 11 meses e 21 dias: Botafogo é Tricampeão Brasileiro com pontuação recorde do clube na história da competição em pleno Estádio Nilton Santos

 

 
Ednaldo Rodrigues presidente da CBF, entregando a Taça do Brasileirão para os jogadores do Botafogo no Estádio Nilton Santos - Foto Reprodução: Arthur Barreto/Botafogo


Se 2023 foi um ano turbulento para todos os Botafoguenses, em 2024 foi o ano de voltar ao topo, e de estar em evidência, depois de 8 dias após conquistar a Libertadores no Mâs Monumental em Buenos Aires, o Botafogo foi Tricampeão Brasileiro em sua casa, o Estádio Nilton Santos, no Bairro de Engenho de Dentro, na cidade do Rio De Janeiro. Não deu para a Leila Pereira e seus asseclas, tal como Frank Dux contra Chong-Li em o Grande Dragão Branco. O Botafogo se superou, e teve dignidade para vencer e deixar boa parte da imprensa que sempre debochou, na saudade. Depois de 28 anos, 11 meses e 21 dias desde a conquista do Brasileirão de 1995, em 17 De Dezembro de 1995, contra o Santos pelo segundo jogo daquela final de campeonato, no Estádio do Pacaembu. O Botafogo e sua torcida finalmente puderam gritar é TRICAMPEÃO DO BRASILEIRÃO!


A vitória e conquista do título ficou ainda mais especial, pois aconteceu no dia do aniversário de 82 anos da fusão do Club de Regatas Botafogo com o Botafogo Football Club, brindando os 41,986 mil torcedores que lotaram o Niltão e outros milhares que tanto sofreram. Uma conquista repleta de simbolismos, o primeiro grande título na nossa casa. E o Fogão ficou seis pontos à frente do vice-campeão Palmeiras, que perdeu para o Fluminense no Allianz Parque.


É também o reconhecimento de uma equipe que fez história. O Botafogo se torna apenas o terceiro time a conseguir conquistar o Brasileiro e a Libertadores no mesmo ano, repetindo o Santos de 1962 e 1963 e o Flamengo de 2019. Agora, o Fogão segue viagem para disputar a Copa Intercontinental, no Catar. Pode vir mais título por aí… É TEMPO DE BOTAFOGO!


O jogo

O Botafogo entrou em campo sabendo que o empate lhe seria suficiente e cansado pela maratona de jogos – e, além de tudo isso, ainda estava muito quente. O São Paulo, com uma equipe completamente reserva, começou a partida com um pouco mais de posse de bola, mas sem forçar também para não ser surpreendido em algum contra-ataque.


Apesar do jogo ter começado um pouco morno, o Botafogo criou algumas chances. Aos 13 minutos, Luiz Henrique fez jogada pela direita, Mateo Ponte tentou finalizar de letra e Igor Jesus bateu mascado, para fora. Dois minutos depois, Luiz Henrique tentou invadir a área e foi desarmado, Marçal pegou a sobra e arriscou da entrada da área, e a bola saiu com perigo.


A situação seguia sob controle, já que o Palmeiras estava apenas empatando com o Fluminense no Allianz Parque. O Botafogo apertou o ritmo e Igor Jesus, de cabeça, obrigou o goleiro Jandrei a fazer uma difícil defesa em dois tempos, após cruzamento de Savarino.


Até que, em São Paulo, o Fluminense abriu o placar sobre o Palmeiras. A torcida do Botafogo vibrou e, ainda comemorando, viu o Fogão abriu o placar, numa pintura. Aos 37 minutos, o São Paulo saiu jogando mal, Marlon Freitas roubou e enfiou, Igor Jesus só tocou para o lado e Savarino, que só faz gol bonito, tocou de cavadinha, encobrindo Jandrei: 1 a 0 e êxtase total no Nilton Santos.


Com os resultados de momento, o Botafogo estava abrindo seis pontos de vantagem sobre o Palmeiras, colocando na tabela a superioridade que apresentou nos confrontos diretos contra o time de Abel Ferreira. E o Glorioso quase fez o segundo ainda no primeiro tempo, aos 40: Marlon Freitas deu lindo lançamento, Alex Telles tocou, Jandrei salvou com o pé e, no rebote, Igor Jesus parou no goleiro tricolor.


O Botafogo seguiu controlando a partida no segundo tempo. Aos 12 minutos, quase saiu o segundo: Thiago Almada tocou, Igor Jesus fez o corta-luz, Luiz Henrique dominou e chutou no cantinho para grande defesa de Jandrei. Cinco minutos depois, o São Paulo empatou. William Gomes roubou de Marlon Freitas, avançou e chutou na saída de Jhon: 1 a 1.


O empate continuava servindo ao Botafogo, ainda mais que o Palmeiras seguia perdendo. E a partida meio que se arrastou assim até o final. Perto dos acréscimos, ainda houve tempo para Rafael entrar em campo, após oito meses sem jogar, e ser homenageado em sua despedida dos gramados. E para uma justiça ser feita. No último lance, Gregore roubou uma bola na entrada da área e fez o gol da vitória e do título. O Glorioso voltou a ser campeão brasileiro! A gente merece viver esse momento! valeu a pena demais!


Assista aos melhores momentos abaixo:


Campeão do Brasileirão com 79 pontos, seis a mais do que o Palmeiras, o segundo colocado, o Botafogo também alcançou nesse domingo (8), no Nilton Santos, uma marca histórica para o clube na era dos pontos corridos: nunca antes a equipe somara tantos pontos numa única edição do campeonato.


A pontuação deste ano superou em 15 pontos o recorde anterior, alcançado no ano passado, quando o Botafogo terminou na quinta colocação, com 64. Em 2023, o Palmeiras levou o título ao chegar aos 70 pontos — vice este ano, a equipe paulista somou mais do que na temporada vitoriosa (73).


Tabela do Brasileirão Série A 2024, após o fim da última rodada:

Standings provided by Sofascore


COMEMORA A TORCIDA DO FOGÃO! MOMENTO DAS MEDALHAS DISTRIBUÍDAS POR EDNALDO RODRIGUES, RUBENS LOPES, E JULIO AVELLAR, E A ENTREGA DA TAÇA DO BRASILEIRÃO:


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2 X 1 SÃO PAULO

Estádio: Nilton Santos

Data-Hora: 8/12/2024 – 16h00

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)

Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO)

VAR: Daniel Nore Bins (VAR-Fifa/RS)

Renda e público: R$ 3.000.925,00 / 36.967 pagantes / 41.986 presentes

Cartões amarelos: –

Cartões vermelhos: –

Gols: Savarino 37’/1ºT (1-0), William Gomes 17’/2ºT (1-1) e Gregore 46’/2ºT (2-1)


BOTAFOGO: John; Mateo Ponte, Adryelson, Marçal e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan 22’/2ºT) e Savarino (Matheus Martins 22’/2ºT); Luiz Henrique (Rafael 44’/2ºT), Igor Jesus (Tiquinho Soares 35’/2ºT) e Thiago Almada (Tchê Tchê 35’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.


SÃO PAULO: Jandrei; Ruan (Igão 45’/2ºT), Alan Franco e Sabino; Igor Vinicius (Michel Araújo 14’/2ºT), Santiago Longo, Marcos Antônio (Rodriguinho 36’/2ºT), Rodrigo Nestor e Patryck; William Gomes (Ryan 45’/2ºT) e André Silva (Moreira 36’/2ºT) – Técnico: Luis Zubeldía.


Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo agora segue viagem para o Catar, já noite deste domingo, para a disputa da Copa Intercontinental. O Glorioso enfrenta o Pachuca (MEX) na quarta-feira (11/12), às 14h (de Brasília), no Estádio 974, em Doha, valendo o título do Dérbi das Américas e uma vaga para enfrentar o Al-Ahly (EGI) na semifinal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem