Passado o êxtase pela conquista da Conmebol Libertadores sobre o Atlético-MG, o Botafogo tenta buscar o título do Campeonato Brasileiro Série A 2024, enquanto já começa a monitorar o primeiro rival na Copa Intercontinental de Clubes: o Pachuca do México.
A equipe mexicana se garantiu no torneio como campeã da Liga dos Campeões da Concacaf de 2024 de forma invicta. A conquista veio ao bater o Columbus Crew, dos Estados Unidos, por 3 a 0 na final realizada em 02/06/2024.
Assista abaixo a final da Liga dos Campeões da Concacaf 2024:
Apesar do título continental, o time do México não vive grande momento para encarar o Glorioso. Terminou a fase classificatória do Apertura em 16º lugar, de um total de 18 equipes, com três vitórias em 17 jogos. Como não se classificou para os playoffs, o próximo jogo é justamente o do Intercontinental.
- A equipe perdeu algumas peças-chave. Erick Sánchez, volante que ajudava muito no equilíbrio, Emilio Rodríguez, titular com Guillermo Almada, Roberto de la Rosa e Daniel Hernández. Foram poucas saídas, mas também se fala de problemas internos no vestiário - explica Elizabeth Patiño González, da ESPN mexicana.
O hexacampeão continental (Da Concacaf) tem como principal destaque o artilheiro venezuelano Salomon Rondón, que aos 35 anos ainda é companheiro de Savarino na seleção da Venezuela. Outro nome conhecido no futebol brasileiro é o zagueiro Eduardo Bauermann, ex-Santos.
O defensor cumpriu um ano de suspensão por causa do envolvimento em esquema ilegais de manipulação de resultado e foi liberado da punição em maio. Foi contratado recentemente para a disputa do torneio clausura.
- É uma equipe que soma muitos jogadores na zona de finalização, com transições rápidas e muita intensidade. A defesa sofreu muitas baixas por lesão e isso complicou muito uma equipe que se expõe, com os laterais subindo bastante ao ataque - analisou Patiño.
O clube tenta a contratação de John Kennedy, mas o atacante do Fluminense só poderia jogar em 2025.
Além do título sobre o Crew, a campanha na ConcaChampions teve vitórias sobre o Philadelphia Union (EUA), Saprissa (CRC) e e América do México antes da decisão.
- No México se fala pouco da participação do Pachuca na Copa Intercontinental, nesse momento está jogando a liga e isso concentra as atenções. Se sabe que, por estilo de jogo, o Botafogo é favorito. A partida mais recente do Pachuca foi dia 9 de novembro - concluiu a jornalista.