As coisas quando são pra ser são! Botafoguenses de todas as idades, de várias partes do mundo, e principalmente os frequentadores assíduos do Estádio Nilton Santos, no Bairro de Engenho de Dentro, na Cidade do Rio De Janeiro, esperavam tanto por este momento: Comemorar um título do Botafogo em casa, num Domingo muito especial na história do clube.
No início dos anos 40, o bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, abrigava 2 dos clubes mais importantes da cidade. Ambos com nome parecido, mas distantes um quilômetro um do outro. O Club Regatas Botafogo ficava na praia. Já a sede do Botafogo Football Club era a mesma de hoje, na Rua General Severiano.
Embora tão próximos, os dois Botafogos continuavam separados. Até o dia 12 de junho de 1942, quando se enfrentaram em uma partida de basquete: Botafogo de Regatas contra Botafogo FC. Armando Albano era um dos principais jogadores da equipe de General Severiano. Um dos cestinhas do clube, saiu atrasado do trabalho e chegou à quadra com o jogo já em andamento. Trocou de roupa com pressa e se juntou ao grupo.
- Ele entra no final do primeiro tempo. Apesar de ser um dos cestinhas do clube, nessa partida ele não marca nenhum ponto. E vai para o intervalo. (...) Eles estavam fazendo um bate bola de aquecimento para a segunda etapa. Quando ele foi abaixar para pegar a bola, ele caiu na quadra - explica o jornalista e autor do livro sobre a fusão do Clube, Rafael Casé.
Albano foi levado ao vestiário e a partida recomeçou. Após alguns minutos tentando trazê-lo de volta à vida, a notícia da tragédia interrompeu o jogo. Até hoje, o duelo nunca foi terminado. O Botafogo de Regatas abdicou do direito de jogar a continuação para que o Albano tivesse como homenagem uma última vitória. O placar permaneceu o mesmo: 23 a 21.
- A morte em um jogo justamente entre os dois clubes foi o estopim. O presidente Augusto Frederico Schmidt, do Regatas, disse que não havia mais como os dois Botafogos serem um só. E o presidente do Futebol concordou - relembra Rafael.
A camisa 3, usada por Armando Albano quando morreu, foi parar nas mãos do jornalista Rafael Casé. Em 2012, numa entrevista a Casé, o herdeiro de Armando quis entregar a peça ao escritor, que então sugeriu o clube como destino.
Camisa usada por Armando Albano será exposta no Museu do Botafogo — Foto: Fabio Grijó
- Ele (Arnaldo Albano) virou e falou assim: "É pra você". Não tem como não arrepiar lembrando dessa história, e vai ser sempre assim - lembra Casé. - Eu falei: "Não, essa camisa não é minha, essa camisa é do clube". Isso é parte integrante da história do clube.
A camisa de Armando será exposta no novo museu do Botafogo, na sede em General Severiano.
- Ela extrapola a questão esportiva, é um patrimônio histórico do Botafogo de Futebol e Regatas, é onde nós nos vemos. Essa camisa tem o nosso DNA, é o DNA do Botafogo - diz o curador do museu Botafogo, Ricardo Macieira.
Designer do novo uniforme, Lara di Mello, destaca a importância de preservar a memória, a origem alvinegra.
- O nosso Botafogo hoje em dia é o que ele é por causa do Albano, então a gente está muito feliz em honrar a memória dele, em manter a memória dele viva porque ele que fez o Botafogo que a gente conhece hoje em dia.
Relembre abaixo:
Arnaldo Albano, filho de Armando Albano, e o escritor e jornalista Rafael Casé contaram detalhes no livro: "Como esta estrela foi parar no meu peito".@dimellolara falou da importância de Albano para o que o Botafogo é hoje! pic.twitter.com/nnfXTwCRKE
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) October 26, 2024
A fusão foi oficializada seis meses depois, no dia 8 de dezembro de 1942. Da união dos dois nasceu o Botafogo de Futebol e Regatas. Os escudos também se misturaram e o preto e o branco, comum aos dois, foram mantidos.
BONS SINAIS...
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) December 5, 2024
O Botafogo no próximo Domingo 8/12 irá comemorar os 82 anos de Fusão entre Club Regatas Botafogo (Remo🛶)e Botafogo Football Club (Futebol⚽) que deu origem ao BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS.E o jogo contra o São Paulo no Estádio Nilton Santos será de coroação!👑🏆 pic.twitter.com/SvrZFYmB4y
Em 8 de Dezembro de 1942, há exatos 82 anos atrás, surgiria o Botafogo de Futebol e Regatas, nome dado após a fusão entre Club Regatas Botafogo (Remo) e o Botafogo Football Club (Futebol). Após tal fusão o Botafogo começou a fazer do Brasil, o País mais habilidoso do Futebol Mundial. Com participações de jogadores marcantes (Garrincha, Nilton Santos, Didi, Zagallo, Amarildo, Jairzinho. Paulo César Caju, Roberto Miranda, respectivamente; nas conquistas de Copa do Mundo de 1958, 1962 e 1970.
O Botafogo neste dia histórico, e com um lindo cenário, tem tudo para deixar a sua torcida orgulhosa, e já deu tudo certo. Mais um título que será conquistado e comemorado, desta vez no Estádio Nilton Santos. Vencer um Brasileirão cheio de espinhos no caminho, de roubos, de falácia, difamação, e etc... Realmente é PRA FICAR NA HISTÓRIA e pelo bem do Futebol Brasileiro, pois É TEMPO DE BOTAFOGO!