A Expressão "Selefogo" teve origem em um Brasil 4 x 1 Argentina com oito jogadores do Botafogo em campo atuando pela Seleção Brasileira


O Botafogo, aos poucos, vai voltando a ter vários representantes na seleção brasileira novamente. O lateral Alex Telles foi chamado nesta sexta-feira pelo técnico Dorival Júnior e se une a Luiz Henrique e Igor Jesus, companheiros de Alvinegro, também convocados. O time carioca, inclusive, é o que mais cedeu atletas para o Brasil na atual Data Fifa.


A relação do Alvinegro com a Seleção é antiga e passou por grandes ídolos, entre eles Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, entre outros. Em 1968, por exemplo, a equipe brasileira foi apelidada de "Selefogo", em um jogo contra a Argentina, devido à grande quantidade de jogadores do Botafogo no time.


Na época, o Brasil recebeu o time titular da Argentina, no Maracanã, para um jogo amistoso, e venceu por 4 a 1. Todos os gols foram marcados por jogadores do Botafogo. E mais: oito atletas em campo eram do Alvinegro, dois do Vasco e um do Fluminense - a seleção contava apenas com jogadores que atuavam no Rio de Janeiro, com Zagallo como treinador, em seu primeiro jogo como comandante do Brasil.



Goleada do Brasil, com base do time do Botafogo, sobre a Argentina — Foto: Acervo - O Globo


- A expressão que ficou conhecida a seleção brasileira surgiu depois deste jogo. O ápice foi a troca de 52 passes até a bola chegar nos pés do Paulo César, que marcou o quarto gol da Selefogo. Os bons ventos voltaram e com ele o tempo de Botafogo - disse o coordenador e curador do Museu Botafogo, Ricardo Macieira


Escalação do Seleção em 7 de agosto de 1968: Félix (Fluminense); Moreira (Botafogo), Brito (Vasco), Leônidas (Botafogo) e Valtencir (Botafogo); Carlos Roberto (Botafogo) e Gérson (Botafogo); Nado (Vasco), Roberto (Botafogo), Jairzinho (Botafogo) e Paulo César Caju (Botafogo).

Os gols foram marcados por Valtencir, Roberto, Jairzinho e Paulo César.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem