John pedindo mentalidade forte contra o São Paulo, após defesa de pênalti à favor do Botafogo no Estádio do Morumbi em 25/09/2024 - Foto Reprodução: Vítor Silva/Botafogo
O goleiro John é um dos protagonistas da campanha que levou o Botafogo à semifinal da Conmebol Libertadores 2024. Muito além do pênalti de Rodrigo Nestor defendido nas quartas de final contra o São Paulo, ele foi decisivo com defesas importantes ao longo do mata-mata.
Quando entrar em campo nesta quarta-feira, às 21h30 no Estádio Nilton Santos, o goleiro vai voltar a viver uma situação conhecida, já que foi titular na campanha do vice-campeonato do Santos contra o Palmeiras, em 2020.
No atual elenco do Botafogo, somente ele e o volante Danilo Barbosa tiveram a experiência de entrar em campo em uma decisão do torneio continental. John iniciando no Maracanã e o volante entrando aos 35 minutos do segundo tempo pelo Palmeiras, contra o Flamengo, em 2021.
A experiência marcou a carreira do goleiro. Aquela partida deixou um gostinho do quase, algo que hoje o motiva ainda mais para buscar a taça.
- Quando a gente joga uma final pensa "estava tão perto". Eu tenho o sonho em conquistar a Libertadores, o Brasileiro, ter títulos na carreira. Todo mundo sonha com isso. A gente sabe que falta pouco, faltam dois meses, não sabemos o que vai acontecer.
É dia após dia para chegar no final do ano e poder sorrir, quem sabe levantando as duas taças.
— John
Quase seleção
O goleiro vive a melhor fase da carreira, como o próprio afirma sem medo. Chegou ao Botafogo no começo do ano com status de titular e, depois de se recuperar de uma lesão, assumiu o posto e não largou mais.
A vaga na equipe coincide também com a chegada de Artur Jorge, que bancou a entrada do goleiro contra o Universitario (PER) ainda na fase de grupos da Libertadores.
O treinador português é um dos grandes entusiastas do goleiro. Após a vitória sobre o Athletico-PR pelo Brasileirão, ele questionou a ausência do "melhor goleiro do Campeonato Brasileiro" na seleção de Dorival Júnior. O jogador fez parte da pré-lista de 48 nomes enviada pela CBF à Fifa.
- Eu tenho total respeito por ele (Artur Jorge). Tenho um carinho enorme. Se ele falou, tem a liberdade de falar (risos). Para mim foi um grande reconhecimento [pré-lista]. Quero estar na Seleção, é um sonho. Tenho certeza que ajudando o Botafogo a ganhar jogos e conquistar títulos eu vou estar lá também - afirmou.
Dos 40 jogos com a camisa alvinegra, sem dúvidas o mais especial foi o da fase anterior da Libertadores contra o São Paulo. A defesa do pênalti de Rodrigo Nestor foi um capítulo importante para o goleiro, que se cobrava nesse quesito.
A primeira defesa de pênalti na carreira do goleiro de 28 anos aconteceu apenas no jogo contra o Corinthians, duas semanas antes da classificação na Libertadores.
No Morumbis, John foi flagrado pelas câmeras olhando a garrafa de água que tinha ao lado da trave entre as cobranças de jogadores são-paulinos. Mas ele garante, nada de colinha no equipamento.
- Não, era para manter o psicológico bem ali para tomar as melhores decisões em campo. Estava só colocando para o psicológico (risos) - concluiu.
Assista a entrevista no vídeo abaixo: