De Jairzinho a Sinval, jogadores com passagens marcantes pelo Botafogo fizeram gols contra Peñarol. As equipes só se enfrentaram quatro vezes na história, mas todas tiveram final feliz para o Alvinegro. O quinto capítulo do confronto será às 21h30 desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, pelo jogo da ida das semifinais da Conmebol Libertadores 2024.
Na história, foram apenas quatro encontros entre Botafogo e Peñarol. Apesar da quantidade pequena, o clube carioca soma um título de Copa Conmebol e uma classificação de Libertadores contra o rival uruguaio.
A primeira vez foi na Libertadores de 1973. Em formato antigo, quatro times se encontravam em um grupo e só líder se classificava para o estágio final, considerado à época como a semifinal. Ao lado dos dois estavam Palmeiras e Nacional-URU.
O Alvinegro bateu os uruguaios por 4 a 1 no Maracanã com show de Jairzinho, que marcou um gol e participou de outros dois na goleada - Roberto Miranda, Fischer e Ferretti fizeram os outros. No Uruguai, as equipes empataram por 2 a 2. O clube carioca passou após fazer um confronto desempate com o Palmeiras, já que ambos terminaram empatados com nove pontos.
O confronto mais marcante é a final da Copa Conmebol de 1993, um dos torneios percursores da Copa Sul-Americana. O Botafogo bateu o Peñarol nos pênaltis no Maracanã, após dois empates nos jogos.
Jogos entre Botafogo e Peñarol na história desde 1973:
Botafogo 4 x 1 Peñarol - Libertadores 1973
Peñarol 2 x 2 Botafogo - Libertadores 1973
Peñarol 1 x 1 Botafogo - Copa Conmebol 1993
Botafogo 2 (3) x (1) 2 Peñarol - Copa Conmebol 1993