O Botafogo visita o Peñarol nesta quarta-feira (30/10), às 21h30, no Estádio Centenário, em Montevidéu, em busca de um feito inédito em sua história: o direito de disputar pela primeira vez uma final de Libertadores – marcada para 30 de novembro, em Buenos Aires. O Atlético-MG já está lá.
O Glorioso tem uma vantagem gigante, depois da goleada por 5 a 0 no Estádio Nilton Santos, na semana passada no Nilton Santos. Por isso, pode perder por até quatro gols de diferença. O Peñarol, por sua vez, precisa vencer por seis gols de diferença para se classificar – ou por cinco para levar para os pênaltis. Gol fora de casa não vale como critério de desempate.
A partida desta quarta foi antecedida por muita polêmica, por conta da narrativa falaciosa do Peñarol de que seus torcedores foram vítimas de “emboscada” dos alvinegros no Rio de Janeiro – quando, na verdade, torcedores do clube uruguaio promoveram um quebra-quebra no Recreio dos Bandeirantes, depredando quiosques, praticando roubos e furtos, cometendo racismo, confrontando a polícia e até botando fogo em motos, resultando em mais de 230 detidos.
O clima hostil reverberado pela diretoria do Peñarol resultou numa determinação do Ministério do Interior do Uruguai proibindo a entrada de torcedores do Botafogo no Campeón del Siglo, estádio do clube. O Glorioso não aceitou, a Conmebol ameaçou realizar o jogo com portões fechados, e as autoridades do país acharam por bem levar a partida para o Centenário, com a presença das duas torcidas.
Falando de campo e bola, o Botafogo se preparou no Rio de forma tranquila, depois de mais uma vitória no Campeonato Brasileiro – 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino no interior paulista. Com cinco pendurados (veja abaixo), o técnico Artur Jorge pode levar a campo uma equipe mista, evitando qualquer risco de perder jogadores suspensos para uma eventual final.
✖️ Desfalques do Botafogo
Rafael (fratura por estresse no joelho esquerdo) e Júnior Santos (pancada no tornozelo) estão entregues ao departamento médico. Não há jogadores suspensos.
🟨 Pendurados do Botafogo
O goleiro John, o zagueiro Alexander Barboza, o volante Gregore e os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus são os jogadores do Botafogo pendurados com dois cartões amarelos. Se receberem novo cartão, ficarão fora por suspensão de uma eventual final, dia 30 de novembro, em Buenos Aires.
🔍 O adversário – Peñarol
O Peñarol não jogou no fim de semana e teve dias livres para se preparar para o duelo de volta. O técnico Diego Aguirre deve fazer apenas uma mudança para a partida desta quarta-feira, com Leonardo Sequeira no lugar de Jaime Báez. O meia-atacante Javier “Cangrejo” Cabrera segue fora, lesionado.
🎟️ Ingressos
Todos os ingressos se esgotaram para a torcida do Peñarol, restando apenas bilhetes para a torcida do Botafogo, que custam R$ 250 e podem ser adquiridos em botafogo.com.br/ingresso. Os ingressos comprados anteriormente continuarão valendo mesmo com a mudança de local. Não haverá venda de lugares além da carga inicial, e o Centenário deve receber um público de cerca de 35 mil pessoas.
📺 Onde assistir a Peñarol x Botafogo
A TV Globo transmite a partida para todo o Brasil, com narração de Luis Roberto e comentários de Caio Ribeiro e Roger Flores. A outra opção é o Paramount+, com narração de Nivaldo Prieto e comentários de Marília Ruiz.
Exterior: BeinSports (Estados Unidos, Canadá, Oriente Médio) Sportv tv 1 (Portugal), ESPN (Argentina, Colômbia, Uruguai).
📋 Arbitragem
A Conmebol designou uma arbitragem chilena para o jogo desta quarta-feira. O árbitro será Piero Maza, de 40 anos, com Claudio Urrutia e Miguel Rocha como assistentes. Francisco Vejar atuará como quarto-árbitro. O VAR terá o comando de José Cabero, com Francisco Gilabert e Alejandro Molina como AVARs.
FICHA TÉCNICA
PEÑAROL X BOTAFOGO
Estádio: Centenário, Montevidéu
Data-Hora: 30/10/2024 – 21h30
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
VAR: Fernando Vejar (CHI)
Ingressos: botafogo.com.br/ingresso
Onde assistir: Globo, Paramount+; Sport tv 1, ESPN, Beinsport
PEÑAROL: Aguerre; Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Maxi Olivera; Damián García, Rodrigo Pérez e Leo Fernández; Sequeira, Darias e Maxi Silvera – Técnico: Diego Aguirre.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Mateo Ponte, Bastos, Adryelson e Alex Telles; Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Thiago Almada; Matheus Martins (Eduardo), Tiquinho Soares e Savarino – Técnico: Artur Jorge.