O Botafogo se mantém líder: Com cobrança de falta magistral de Óscar Romero, Gregore marca com gol de cabeça e garante vitória do Botafogo no Nabi Abi Chedid

   
Gregore comemorando o seu gol que garantiu a vitória do Botafogo contra o Red Bull Bragantino - Foto Reprodução: Vítor Silva/Botafogo



Com gol de Gregore, que ainda não havia marcado com a camisa alvinegra, já no fim, o Botafogo derrotou o Red Bull Bragantino por 1 a 0 na noite deste sábado (26/10), no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e abriu vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro 2024 Série A ao fim da 31ª rodada. A vitória do Botafogo mantém a escrita de nenhum jogo em Bragança Paulista ficar no 0 a 0. 


O Glorioso foi a 64 pontos e agora tem três à frente do vice-líder Palmeiras que, mesmo ajudado pela arbitragem, apenas empatou com o Fortaleza em 2 a 2 no Allianz Parque. O Fogão, imparável, agora se prepara para o jogo de volta das semifinais da Libertadores contra o Peñarol, quarta-feira, em Montevidéu.


O jogo

O Botafogo foi melhor do que o Red Bull Bragantino no primeiro tempo, teve mais posse de bola, encontrou espaços, mas as chances reais mesmo de gol foram escassas. Mais para o final é que o Glorioso conseguiu assustar. Aos 33, Thiago Almada tabelou com Igor Jesus e tentou encobrir Cleiton, mas o bandeirinha já havia apontado impedimento. Logo depois, Igor Jesus foi lançado, ganhou do zagueiro e chutou cruzado, com desvio, com a bola saindo perto.


No fim do primeiro tempo, o Red Bull Bragantino se animou e também conseguiu criar chances efetivas. Aos 39 minutos, Thiago Almada saiu jogando errado, Lucas Evangelista avançou e deu para Matheus Fernandes, que teve seu chute bloqueado. No lance seguinte, após cobrança de escanteio, a zaga do Botafogo cortou, Jhon John pegou a sobra e chutou por cobertura, mas John se esticou e conseguiu espalmar por cima, fazendo uma grande e difícil defesa.


O Botafogo voltou do intervalo disposto a marcar e imprimiu ritmo forte. Logo aos dois minutos, Matheus Fernandes lançou, Cuiabano ganhou no alto, passou por Cleiton e tentou a finalização, mas Jadsom salvou de carrinho, na grande chance alvinegra até ali. Aos 10 minutos, após triangulação entre Savarino, Igor Jesus e Luiz Henrique, o camisa 7 chutou desviado e a bola saiu.


Na sequência, mais uma grande chance do Botafogo: Marlon Freitas cruzou, Savarino conseguiu evitar a saída de bola e cruzou no segundo pau, Bastos cabeceou e a defesa do Red Bull Bragantino conseguiu evitar o gol. A bola voltou para o zagueiro alvinegro, que emendou um lindo voleio, mas para fora. Incrível o lance!


Artur Jorge foi fazendo mexidas no setor ofensivo do Botafogo, colocando Eduardo, Matheus Martins e Tiquinho Soares. O Red Bull Bragantino, mesmo jogando em casa e ameaçado pelo rebaixamento, estava encurralado e só se defendia. E o Glorioso conseguiu o gol na bola parada, já aos 40 minutos. No primeiro toque na bola, Óscar Romero cobrou falta e Gregore, de cabeça, fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra: 1 a 0. E foi isso! FOGO!!!!


Análise da partida

Chega até a ser delírio pensar que todos os jogos do Botafogo seriam como o 5 a 0 sobre o Peñarol, goleada construída com facilidade na última quarta-feira na Conmebol Libertadores. O cenário encontrado diante do RB Bragantino, neste sábado, pela 31ª rodada do Brasileirão foi de um jogo truncado dos dois lados, pouca criatividade e muita entrega. O resultado? Vitória por 1 a 0 e distância para o vice-líder Palmeiras ampliada para três pontos.


O time começou em cima, pressionando e incomodando o adversário nos minutos iniciais. Naturalmente, até pelo desgaste acumulado da partida do meio de semana, o ímpeto caiu no decorrer do primeiro tempo.


As ações foram equilibradas e a partida, de modo geral, foi de pouca inspiração. O Alvinegro praticamente não levou sustos, teve domínio da posse de bola, mas nem sempre agrediu o RB Bragantino com jogadas de perigo efetivo.


Foi um cenário parecido com jogos recentes: diante de um adversário marcando por vezes com uma linha de seis marcadores, o Botafogo teve dificuldade de se colocar dentro da área e criar oportunidades reais. Houve o domínio e sem sustos, mas com pouca agressividade de fato.


- Os jogos têm características diferentes, e o contexto faz com quem sejamos mais ou menos eficazes. já aconteceu com o Criciúma e Peñarol, mas temos que ter uma dinâmica, temos que ter uma ofensiva que seja capaz de contrariar. A referência é sempre o nosso trabalho. Temos tido capacidade de dar consistência aos resultados - analisou Artur.


O Alvinegro continuou insistindo. Artur Jorge promoveu mudanças e tirou jogadores que estavam cansados na etapa final. De tanto bater, uma hora o adversário foi nocauteado: em falta cobrada por Óscar Romero literalmente em seu primeiro toque na bola, Gregore subiu mais alto que a defesa para balançar as redes. Gol que coroou a atuação do volante, que já era acima da média mesmo antes do lance.


Foi uma atuação perfeita? Longe disso. Mas foi o resultado perfeito diante de uma rodada que se apresentou muito factível para o Botafogo. O principal perseguidor tropeçou e a vantagem na liderança foi ampliada.


O Alvinegro volta aos gramados às 21h30 desta quarta-feira para enfrentar o Peñarol, no Campeón del Siglo, no jogo da volta das semifinais da Libertadores. O time pode perder por até quatro gols de diferença para garantir a vaga na decisão.


Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo volta agora o foco para a Libertadores, já que na quarta-feira tem o jogo de volta das semifinais contra o Peñarol, às 21h30, no Campeón del Siglo, em Montevidéu, com o Glorioso podendo perder por até quatro gols de diferença. Depois, tem clássico contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro, dia 5, às 21h30, no Nilton Santos.


FICHA TÉCNICA

RED BULL BRAGANTINO 0 X 1 BOTAFOGO

Estádio: Nabi Abi Chedid

Data-Hora: 26/10/2024 – 19h00

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)

Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa/ES)

Renda e público: R$ 338.225,00 / 7.303 pagantes / 7.400 presentes

Cartões amarelos: Jadsom (RBB); Bastos (BOT)

Cartões vermelhos: –

Gols: Gregore 40’/2ºT (0-1)


RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Jadsom, Pedro Henrique, Eduardo e Juninho Capixaba (Luan Cândido 31’/2ºT); Matheus Fernandes (Raul 15’/2ºT), Lucas Evangelista e Gustavo Neves (Erick Ramires 15’/2ºT); Vitinho, Eduardo Sasha (Vinicinho 24’/2ºT) e Jhon Jhon (Cavaleiro 15’/2ºT) – Técnico: Pedro Caixinha.


BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte 40’/2ºT), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Marlon Freitas, Gregore e Thiago Almada (Matheus Martins 24’/2ºT); Luiz Henrique (Óscar Romero 40’/2ºT), Igor Jesus (Tiquinho Soares 24’/2ºT) e Savarino (Eduardo 18’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.


Assista aos melhores momentos: 


Veja a tabela do Brasileirão 2024 Série A:

Standings provided by Sofascore

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem