Chegou o dia mais esperado de Outubro. Aquele que pode ser encarado como o jogo mais importante da história do Botafogo dentro do Estádio Nilton Santos, o Glorioso enfrentará o Peñarol nesta quarta-feira (23/10), às 21h30, pela partida de ida das semifinais da Libertadores 2024.
O Glorioso será empurrado por mais de 40 mil vozes e tentará construir vantagem para a partida de volta, quarta-feira que vem, no Campeón del Siglo, em Montevidéu, para ter a oportunidade pela primeira vez na história de disputar uma final de Libertadores, dia 30 de novembro, em Buenos Aires.
Para o jogão de logo mais, o Botafogo não poderá contar com Júnior Santos, que voltou a sentir a lesão na perna esquerda. Na zaga, o técnico Artur Jorge vai promover o retorno de Bastos, que foi poupado da partida contra o Criciúma, na última sexta-feira, por conta do desgaste da data Fifa.
Existe ainda a possibilidade de uma mudança na lateral esquerda. Para tentar dar mais volume ofensivo e furar a prometida retranca uruguaia, Cuiabano pode ser escalado no lugar de Alex Telles. Será um jogo nervoso, e o apoio e a paciência da torcida serão fundamentais.
✖️ Desfalques do Botafogo
Rafael (fratura por estresse no joelho esquerdo) e Júnior Santos (dores na perna esquerda) estão entregues ao departamento médico. Gatito Fernández cumpre suspensão automática por ter sido expulso contra o São Paulo no Morumbis.
🟨 Pendurados do Botafogo
O goleiro John e o zagueiro Alexander Barboza são os únicos jogadores do Botafogo pendurados com dois cartões amarelos nesta quarta-feira. Se receberem novo cartão, ficarão suspensos para a partida de volta, na semana que vem, no Campeón del Siglo, em Montevidéu.
🔍 O adversário – Peñarol
Pentacampeão da Libertadores, o Peñarol tenta chegar à sua 11ª final – a última vez foi em 2011, quando perdeu a decisão para o Santos de Neymar. A equipe paraguaia passou em segundo lugar no Grupo G, com 12 pontos, e eliminou The Strongest nas oitavas e Flamengo nas quartas.
Para o jogo desta quarta-feira, o técnico Diego Aguirre não poderá contar com o atacante Javier Cabrera, autor do gol da classificação sobre o Flamengo, lesionado. Damián Suárez, ex-Botafogo, não pode ser inscrito pelo Peñarol na Libertadores – e ainda por cima está machucado.
O principal nome do time é o meia-atacante Leo Fernández, ex-Fluminense. O brasileiro Matheus Babi, ex-centroavante do Botafogo, foi relacionado e deve ficar como opção no banco de reservas.
🎟️ Ingressos
Todos os ingressos foram esgotados apenas pelos sócios-torcedores “Camisa 7”, um feito inédito na história do Botafogo. A torcida do Peñarol também esgotou a carga destinado aos visitantes, no setor Sul. O Estádio Nilton Santos deve receber mais de 42 mil pessoas e pode quebrar recorde de público presente.
📺 Onde assistir a Botafogo x Peñarol
A TV Globo transmite a partida para todo o Brasil, com narração de Luis Roberto e comentários de Junior e Ana Thais Matos. A outra opção é o Paramount+, com narração de Nivaldo Prieto, comentários de Marília Ruiz e Maurício 89 como convidado.
📋 Arbitragem
A Conmebol designou uma arbitragem toda ela da Colômbia para o jogo desta quarta-feira. O árbitro será Andrés Rojas, com Alexander Guzmán e Richard Ortiz como assistentes. Bismarks Santiago atuará como quarto-árbitro. O VAR terá o comando de Yadir Acuña, com John Perdomo e John Alexander León como AVARs.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X PEÑAROL
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 23/10/2024 – 21h30
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Richard Ortiz (COL)
VAR: Yadir Acuña (COL)
Ingressos: Esgotados
Onde assistir: Globo e Paramount+
Exterior: BeinSports (Estados Unidos, Canadá, Oriente Médio) Sportv tv 1 (Portugal), ESPN (Argentina, Colômbia, Uruguai).
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano (Alex Telles); Gregore, Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique, Jefferson Savarino e Igor Jesus – Técnico: Artur Jorge.
PEÑAROL: Aguerre; Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Maxi Olivera; Damián García, Rodrigo Pérez (Báez) e Leo Fernández; Darias, Maxi Silvera e Sequeira – Técnico: Diego Aguirre.