A vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Bragantino, neste sábado, serviu para o time abrir três pontos de vantagem sobre o Palmeiras na liderança do Campeonato Brasileiro Série A 2024. Mesmo depois da goleada sobre o Peñarol, no jogo de ida da semifinal da Libertadores 2024, o técnico Artur Jorge não permitiu uma queda de ritmo físico, foi para o jogo com seus titulares e saiu de campo satisfeito com o que viu.
Ainda que não tenha sido uma atuação com foco na criatividade de seus jogadores, o Botafogo conseguiu se impor em campo, controlou a maior parte das ações e teve dificuldade para encontrar espaços. O gol de Gregore no fim coroou quem mais foi em busca da vitória.
- É fato que viemos com uma intenção clara. Queríamos vencer. Sabíamos da dificuldade porque o Bragantino tem boas individualidades e um bom treinador. Era importante vencer hoje porque faz parte da ambição da equipe de manter o primeiro lugar, dependendo apenas de si próprio. Foi um jogo competente, bem mais dominado por nós mesmos. Foi uma vitória justíssima por aquilo que nós criamos e produzimos - disse Artur Jorge.
Destaque do jogo não apenas pelo gol marcado, Gregore mereceu elogios do treinador. Segundo Artur Jorge, nada do que o jogador faz em campo o surpreende neste momento.
- É a imagem que nós temos do Gregore. Ele tem esse comportamento. Ele treina exatamente da maneira que joga. A mim, não surpreende nada. Fez mais um grande jogo. Foi sempre muito dinâmico nas ações, mas foi tal como a equipe. Eu destaco a equipe toda também. Conseguimos chegar ao gol deles, e ele foi premiado com esse gol, mas, na verdade, é que todos foram premiados. Não é importante quem é o marcador, o importante é ganhar os três pontos. O Botafogo tem um objetivo comum e claramente hoje nos unimos para vencer esse desafio.
O Botafogo volta a campo na quarta-feira, quando decidirá a vaga na final da Libertadores contra o Peñarol, em Montevidéu, depois de ter vencido o jogo de ida por 5 a 0. Pelo Brasileirão, o próximo jogo será no dia 5 de novembro, contra o Vasco, no Estádio Nilton Santos.
Outras respostas
Pretende poupar contra o Penarol?
"Temos uma vantagem de cinco gols, fomos superiores na quarta-feira. Vamos disputar o jogo no Uruguai para tentar vencer sabendo que há resultados que nos mantenham no objetivo principal, que é chegar na final da Libertadores, mas não podemos nunca priorizar o que quer que seja. Temos um elenco com bons jogadores, com um coletivo muito forte, temos muitas funções boas... Nós vamos tentar que todos se sintam úteis para atacar todos os campeonatos."
Linha de seis do Bragantino
"Os jogos têm características diferentes, e o contexto faz com quem sejamos mais ou menos eficazes. já aconteceu com o Cricíuma e Peñarol, mas temos que ter uma dinâmica, temos que ter uma ofensiva que seja capaz de contrariar. A referência é sempre o nosso trabalho. Temos tido capacidade de dar consistência aos resultados."
Calendário
"Não (vou deixar jogadores no Rio visando o jogo contra o Vasco). Vão todos aqueles que eu entenda que vão fazer falta para o jogo. Não posso fazer algo contrário àquilo que digo. É um jogo importante. Sei da vantagem, mas é importante. Temos dias para pensar no jogo do Uruguai, vamos pensar na parte física, na quantidade de jogos seguidos que cada jogador fez. Há uma série de fatores que temos que avaliar. Quem vai ou quem não vai jogar. O que digo é que vamos com todas as armas à disposição."
Cinco jogadores pendurados para a final da Libertadores
"Vou pensar um bocadinho disso (poupar os cinco) a partir de hoje. Minha ideia era conversar com a Conmebol para atualizar a regra para que isto não pudesse acontecer (jogador perder a final por terceiro cartão amarelo). Isso não acontece na Europa. Não faz sentido termos jogadores pendurados e não podermos usarmos na final. Finais, para bem do futebol sul-americano, têm que ter os melhores jogadores. O treinador deveria ter a possibilidade de escolher os seus melhores jogadores à disposição, e aí sim jogariam os melhores. Como não faço parte das discussões dos regulamentos, vou pensar hoje para ver como vamos fazer. Volto a dizer, o importante é chegar à final, e antes temos que passar pela semifinal. Não me interessa não ter os jogadores, mas não chegar. O que me interessa é o Botafogo na final da Libertadores."