Aos 25 anos, o lateral-direito Vitinho vem de uma boa temporada na Premier League e um bom começo de Championship pelo Burnley. No entanto, o enquanto muitos jogadores ainda sonham em atuar na Inglaterra, o Vitinho surpreendeu ao aceitar a proposta do Botafogo e vai reforçar o clube brasileiro até o fim de 2029.
A surpresa fica ainda maior levando em consideração declarações um tanto quanto recentes do próprio Vitinho. Há cerca de um ano, em entrevista ao site PL Brasil, o lateral-direito disse que não pensava, naquele momento, em voltar ao Brasil.
Nesta quarta-feira (4), na sua apresentação pelo Botafogo, Vitinho for perguntado sobre essa mudança de ideia e a decisão de voltar ao futebol brasileiro neste momento da carreira. Em poucas palavras, ele foi direto.
– Um ano é muito tempo, as coisas mudam. Tive uma conversa com meu staff, com a minha família. O projeto era bom e a gente decidiu vir. Simples – afirmou Vitinho, em entrevista coletiva, no Nilton Santos.
Contratação de Vitinho surpreendeu até John Textor
A vinda de Vitinho para o Botafogo surpreendeu até mesmo John Textor, dono da SAF alvinegra. Presente na apresentação do lateral-direito e do zagueiro Adryelson, o empresário americano revelou que o ex-Burnley estava no radar do Glorioso desde o começo da temporada.
No entanto, como disputava a Premier League e era titular do Burnley, John Textor até falou, em tom de brincadeira, que mandou riscar o nome de Vitinho da lista dos nomes sugeridos e deixar apenas jogadores que poderiam, de fato, vir ao Botafogo.
Alguns meses depois, a situação mudou. Na última semana, o Botafogo conseguiu efetivar a compra de Vitinho por 8 milhões de euros (R$ 49,3 milhões, na cotação atual) fixos, com mais 2 milhões de euros (R$ 12,3 milhões) em bônus. Mas o negócio não foi mesmo fácil. O Burnley tentou ficar com Vitinho, mas o desejo de reforçar o Botafogo pesou.
– Eu vi o nome dele em uma lista há algum tempo. Eu disse: “não coloquem na lista nomes de jogadores que não podem vir”. Estou incrivelmente animado por esta combinação de circunstâncias que permitiram ele ser parte da nossa família aqui – afirmou John Textor sobre Vitinho.
Vitinho deixa seleção brasileira em segundo plano
Revelado pelo Cruzeiro e desde os 18 anos na Europa, Vitinho tem histórico de convocações para as seleções brasileiras de base. Além disso, em 2018, ele foi chamado para participar dos treinamentos da seleção antes da Copa do Mundo da Rússia.
Agora no Botafogo, Vitinho pode ficar mais próximo do radar de Dorival Júnior e repetir a situação de Luiz Henrique, que foi contratado pelo Glorioso no começo da temporada e convocado para esta Data Fifa. No entanto, o lateral-direito prefere, primeiro, pensar no Botafogo.
– Venho primeiro pensando no Botafogo, em fazer meu trabalho e com as consequências do meu trabalho eu posso pensar em seleção brasileira – disse Vitinho.
– Não é pelo fato de como o Dorival trabalha. Ser convocado depende do nosso trabalho aqui no Botafogo e no Brasil. Claro que a gente pensa em seleção, mas vai depender da gente e do nosso time – completou o lateral-direito.