O Botafogo é Bairro, Clube, e já foi nome de Navio de guerra Português mais grandioso dos Mares em meados de 1500; conheça a história do Navio Galeão São João Batista ¨o Botafogo¨ e a ligação desta embarcação com o Bairro de Botafogo e o Clube do Rio De Janeiro


O Botafogo é ¨Bairro¨ é um termo recente usado por alguns rivais que não conhecem nada da história do Botafogo, e da cidade do Rio De Janeiro, onde boa parte da Cidade teve influencia Portuguesa, e não seria diferente com o nome Botafogo. 


Os portugueses lançaram ao mar um poderosíssimo barco de guerra denominado São João Batista. Na linguagem do gentio do cais lisboeta, o galeão ficou conhecido como "O Botafogo". Originalmente, Botafogo era o apelido que se dava ao artilheiro, que, de acordo com a história e a definição de Aurélio Buarque de Hollanda, ateava fogo às peças dos canhões das fortalezas terrestres e dos barcos de combate das marinhas de guerra.


Portugal, uma das mais famosas nações desbravadoras dos mares nunca dantes navegados, no célebre poema de Luiz de Camões, passou a contar, então, no reinado de Dom João III, com o já referido e impressionante São João Batista, dotado de nada menos do que 200 peças de artilharia. Tão poderoso e destruidor era o São João Batista, pois parecia deitar fogo pelas ventas, que os próprios nobres lusitanos também passaram a chamá-lo de Botafogo. Portugal chegou a cedê-lo à Espanha, a pedido de Carlos V, a fim de reforçar a esquadra espanhola que combateu o pirata otomano Barbaroxa, em 1535. Barbaroxa, era mau e tinha nascido na ilha grega de Lesbos, onde o lesbianismo havia surgido.


O navio Galeão São João Batista estava armado com 366 bocas de fogo de bronze, tendo, portanto, um tremendo poder de fogo. Por essa razão tornou-se conhecido por Botafogo. Tinha um deslocamento de cerca de 1 000 toneladas.


O Navio ¨Botafogo¨ foi construído por João Galego, em Lisboa, a construção foi iniciada em 29 de Agosto de 1533, trabalhando nele diariamente 30 operários, e foi lançado ao mar a 24 de Junho de 1534. Este navio operou de 1534 à 1551. (Foram 17 anos de uso).



O galeão português São João Batista ("Botafogo") em ação na Batalha de Tunis, em 1535. Era o navio mais poderoso de sua época

Este navio foi usado quer no Atlântico quer no Mediterrâneo onde ficou famoso durante a conquista de Tunes em Junho de 1535. Nessa batalha, o Navio Botafogo era comandado pelo Infante D. Luís, irmão do Rei D. João III de Portugal e cunhado do Imperador Carlos V. Quando Carlos V solicitou apoio naval a Portugal, referiu especificamente o Botafogo.


De nome de Navio de guerra, Botafogo virou sobrenome de família. E, ainda no século do descobrimento, João Pereira de Souza Botafogo veio dar com os costados no Brasil, como lugar-tenente do governador-geral Antônio Salema, encarregado da defesa do Rio de Janeiro. Tão bem se houve no cargo, numa cidade sempre cobiçada pelos franceses, João Pereira de Souza Botafogo ganhou de presente do rei uma extensa sesmaria na Enseada de Francisco Velho – mais tarde conhecida como a Praia de Botafogo. O local, porém, permaneceria selvagem e inabitado por mais de 250 anos. A rigor, a conquista da sesmaria só teria início com a chegada da família real ao Brasil, fugindo da fúria das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiram Portugal. Carlota Joaquina, mulher de Dom João VI, foi com certeza uma das primeiras moradoras do bairro carioca que surgia.


Antes dela, porém, ainda no tempo das sérias ameaças dos franceses e tamoios, como escreve o historiador Brasil Gérson, os desbravadores da sesmaria foram Antônio Francisco Velho - que dava o nome à bela enseada ao pé do Pão de Açúcar o próprio João Botafogo, português de Elvas, e a curiosa figura do padre Clemente Martins de Matos. Sobre este último corre a lenda de que havia abraçado a religião católica e fugido para o Brasil tantos foram os escândalos amorosos de que fora protagonista em Lisboa. O tempo passou, a controvertida espanhola Carlota Joaquina, à revelia de Dom João VI, ergueu um palacete no final da hoje Marquês de Abrantes e Botafogo foi gradativamente ocupado por casas elegantes – algumas delas ainda ornamentando o bairro - até o início do passado século 20. 


João Pereira de Sousa quando se estabeleceu no Brasil, lutou contra os franceses e contra os índios tupis. Como recompensa, a Coroa Portuguesa doou-lhe terras junto da baía de Guanabara, passando essa área a ser conhecida por Botafogo atendendo ao nome do detentor das terras. Estas terras vieram a constituir o atual bairro da cidade do Rio de Janeiro.


Por tal, até hoje há o famoso bairro chamado de Botafogo na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, abrigando o tradicional e famoso clube desportivo homônimo, o Botafogo de Futebol e Regatas.


Mais Fatos sobre João Pereira de Sousa ¨O Botafogo¨


O bairro Botafogo deve seu nome ao português João Pereira de Souza.


O Governador Estácio de Sá o recrutou em Santos/SP.


Ele era o artilheiro encarregado de operar os canhões que defendiam a cidade do Rio de Janeiro


Daí o apelido de "Botafogo".


   

Ilustração de como seria João Pereira de Sousa/Souza ao centro (Foto Reprodução)

João Pereira de Sousa casou-se com uma moça de origem escocesa, cujo nome, abrasileirado, era Maria da Luz Escorcio Drummond em raras versões Maria da Luz Drumont. Depois de casado João Pereira de Souza (Com z em outras versões) se fixou nas proximidades do atual bairro de Botafogo. Escoceses que se casaram com Portugueses naquele período utilizaram o sobrenome adaptado de Escorcio, Escorcio na época era uma abreviação de àquele homem ou mulher são Escoseses ou vieram da Escócia.


Uma das filhas do casal casou-se com o alemão Heliodoro Eobanos, feitor de um engenho do Italiano Giuseppe Adorno.


A colonização portuguesa abrigou várias nacionalidades.


A família de João Pereira de Souza é exemplo.


Foi no início do passado século 20, no Largo dos Leões, que leva este nome em homenagem a Joaquim Marques Batista de Leão, que o Botafogo Football Club surgiu há exatos 120 anos. Na tarde de 12 de agosto de 1904, uma sexta-feira, Flávio da Silva Ramos e Emanoel de Almeida Sodré, livres das aulas no Colégio Alfredo Gomes, reuniram amigos e adeptos do novo esporte da bola e decidiram fundar a princípio o chamado Eletro Club. Francisca Teixeira de Oliveira, conhecida como dona Chiquitota, avó de Flávio Ramos, detestou o nome escolhido meio a esmo, em razão de um talão de recibos de um extinto grêmio de pedestrianismo, e mudou o nome para Botafogo, a 18 de setembro. Os garotos aprovaram e o novo clube entrou para a história.


Naquele tão distante 12 de agosto de 1904, uma coincidência do destino teria lugar. O matutino Correio da Manhã, numa pequena nota de pé de página, publicaria a seguinte notícia: "Ontem foi dado um aviso à Estação de Bombeiros da Rua Humaitá de que lavrava pavoroso incêndio na Rua General Severiano. Comparecendo ao local, os briosos soldados do fogo verificaram tratar-se de um rebate falso. Teve conhecimento do fato a polícia da 18ª Circunscrição".


O Navio mais forte de guerra, se tornou nome do Clube Mais Tradicional do Brasil, com toda certeza Dona Chiquitota, avó de um dos fundadores do Botafogo, já sabia que o nome tinha mais impacto e combinaria muito mais do que Eletro Club. 


Assista abaixo o trecho de Pedro Dep, do Setor Visitante se recordando a respeito: 


Live do Dep no setor visitante hoje comentando o porque do nome Botafogo o Bairro é foda dms n tem jeito

[image or embed]

— Benz (@daniel.bfr.family) September 28, 2024 at 2:47 PM




Assista a história do Navio De Guerra Português Galeão São João Batista: 



Os Rivais se acharem que vão zombar do Botafogo falando que é só bairro, agora vocês já sabem que o Botafogo é Bairro, Clube, já teve nome de Navio de Guerra Português e que está reescrevendo a sua linda história no presente e futuro. 


O Botafogo voltou onde não merecia jamais ter saído: De estar em evidência. Se antes ficou assim, foi devido ao período das ¨múmias de General Severiano¨ apelido este aos péssimos dirigentes que passaram no Botafogo nos últimos tempos. Mas agora o Botafogo como tal Navio Português está com uma artilharia pesada para vencer todos obstáculos e ¨guerras¨ que surgirem. O Botafogo está Stayin´Alive (Permanecendo Vivo). E será ótimo para todo o Futebol Brasileiro daqui 2 anos. 


O Botafogo e a sua torcida não precisam provar nada para rivais e quem não gosta do clube. Afinal o Botafogo tem uma história linda que jamais críticos de plantão irão apagar. Títulos não conquistados pelo Botafogo no passado, poderão ser conquistados no presente e no Futuro. O Botafogo está trilhando o caminho certo neste período de reconstrução desde 2021. 


Avante Botafogo no Bairro, Nos Mares, Na Seleção, Nos Títulos e Onde você estiver, pois surgiu para ser protagonista como uma estrela que tem carisma, encanta e brilha!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem