Com confusão, gol anulado e muitos cartões, a arbitragem foi quem roubou a cena
Na noite deste sábado (28), o Botafogo empatou por 0 a 0 com o Grêmio, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 28ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Glorioso chega aos 57 pontos e se mantém na liderança, mas vê o vice Palmeiras chegar perigosamente na cola, agora com apenas um ponto de diferença, já que a equipe paulista venceu o Atlético-MG por 2 a 1, poucas horas antes, em Campinas. O Grêmio dá salto na tabela, pula três posições e está na 11ª colocação.
O fim da partida foi marcado por muita provocação e reclamação em campo. Por causa de um gol a favor do Botafogo anulado por impedimento, o goleiro gremista Marchesín tirou satisfação pela comemoração botafoguense e acabou levando amarelo. Logo em seguida, Monsalve foi expulso por causa de uma cotovelada em Vitinho, e saiu reclamando da arbitragem.
Como foi a partida?
Em jogo equilibrado, o Grêmio começou com maior intensidade e teve as chances mais claras de gol. Explorando o lado esquerdo e aproveitando os descuidos da defesa alviengra, o Tricolor Gaúcho entrou em ação com Edenílson, em duas finalizações que fizeram o goleiro John trabalhar. O Botafogo não conseguiu impor seu jogo com a intensidade dos últimos jogos.
No segundo tempo, a história se repetiu. Com o time misto, Artur Jorge precisou mexer para tentar abrir o placar no Mané Garrincha. Savarino entrou no lugar de Thiago Almada, Igor Jesus no lugar de Matheus Martins e Alex Telles no lugar de Marçal, mas as mudanças não surtiram efeito. A novidade foi a volta do artilheiro Júnior Santos aos gramados depois de dois meses afastado por lesão. Em poucos minutos em campo, o jogador fez a diferença. Em boa jogada, o camisa 11 cortou para dentro e chutou para o gol, a bola sobrou para o zagueiro Bastos colocar no fundo da rede, mas o gol acabou anulado por impedimento.
A partir daí, o clima esquentou com uma confusão generalizada e chuva de cartões. Luiz Henrique comemorou o gol anulado com a torcida, mas o goleiro Marchesín não curtiu. Os ânimos de afloraram, e os dois foram punidos com cartão. Em seguida, o meia Monsalve foi expulso por cotovelada em Vitinho.
Paralelamente à pouca inspiração de ambos os times, a arbitragem chamou a atenção na partida. Com sete cartões e confusão nos acréscimos, Botafogo e Grêmio saíram insatisfeitos com o resultado.
O que vem por aí?
Agora, o Botafogo tem uma semana para descansar da sequência de jogos decisivos e recuperar o elenco, e só voltará à campo no próximo sábado (5), pela 29ª rodada do Brasileirão, contra o Athletico-PR, na Ligga Arena. A bola rola às 16h30 (Brasília). O Grêmio enfrenta o Fortaleza na sexta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio.
✅ FICHA TÉCNICA
Botafogo 0 x 0 Grêmio - Brasileirão
28ª rodada
🗓️ Data e horário: sábado, 28 de setembro de 2024, às 21h (hora de Brasília)
📍 Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
🟨 Cartões amarelos: Bastos, Luiz Henrique e Igor Jesus (Botafogo); Villasanti, Kannemann e Marchesín (Grêmio).
🟥 Cartão vermelho: Monsalve (Grêmio)
⚽ ESCALAÇÕES:
BOTAFOGO (Técnico: Artur Jorge)
John; Vitinho, Bastos, Barboza e Marçal (Alex Telles); Tchê Tchê e Danilo Barbosa (Allan); Luiz Henrique, Matheus Martins (Igor Jesus) e Thiago Almada (Savarino); Tiquinho Soares (Júnior Santos).
GRÊMIO (Técnico: Marcello Salles (auxiliar)
Marchesín; João Pedro, Kannemann, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Dodi) e Cristaldo (Monsalve); Edenílson (Igor), Aravena (Nathan Fernandes) e Braithwaite (Ronald).
ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF);
🚩 Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Brigida Cirilo Ferreira (FIFA-AL);
🖥️ VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG).