A noite deste sábado marca o reencontro do lateral-esquerdo Alex Telles com o Grêmio, clube que o projetou e catapultou para o exterior. Há menos de um mês no Botafogo, ele assumiu a titularidade, mas carrega uma breve história no Tricolor gaúcho.
Telles foi contratado pelo Grêmio no início de 2013, em "pacotão" com outros três promissores jovens do Juventude - o goleiro Follmann, o zagueiro Bressan e o volante Ramiro. Mas o lateral-esquerdo, de cara, foi o mais promissor. Assim como tem sido no Alvinegro, assumiu a titularidade rapidamente, e chegou a ser apontado como uma dos melhores laterais da temporada 2013 - na época, o Grêmio foi vice-campeão do Brasileirão e chegou à semi da Copa do Brasil.
Destaque do time, ele foi negociado foi vendido ao Galatasaray em janeiro de 2014, custando 6 milhões de euros (cerca de R$ 19 milhões na cotação da época).
Marca da relação com o Grêmio
A relação entre os gaúchos deixou uma marca eternizada no lateral. A cicatriz que o jogador tem na cabeça aconteceu em um clássico Gre-Nal, em razão de um afundamento craniano. Telles dividiu uma bola com Gabriel, do Internacional, em clássico em fevereiro de 2013, e precisou deixar o estádio de ambulância.
Após exames, foram diagnosticadas duas lesões, uma no nariz e outra na testa, logo acima do olho direito. Ele fez cirurgia para corrigir as múltiplas fraturas e a cicatriz ficou marcada.
Em entrevista ao ge, em 2021, ele comentou o episódio:
- Foram quatro horas de cirurgia, teve que abrir toda a cabeça para poder reparar. Mas foi algo que evolui também como pessoa. Tive que ter paciência para voltar, estava me firmando no Tricolor e acabei tendo essa pausa. O Gabriel me ligou também pedindo desculpas, mas obviamente que ele não teve intenção, mas foi um episódio que marca e levo isso como aprendizado.
Melhor lateral-esquerdo do Brasileirão 2013
O interesse do futebol europeu em Alex não foi à toa. Ele foi o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão de 2013 - e único representante do Grêmio, apesar da 2ª colocação, na seleção ideal do torneio. Galatasaray e Porto fizeram ofertas semanas depois, mas o time turco levou a melhor.