A expectativa gerada por Thiago Almada ao chegar ao futebol brasileiro como a maior contratação da história levou algum tempo para se cumprir. Porém, às vésperas do momento decisivo da Libertadores, o argentino começou a mostrar a que veio ao Botafogo.
A participação direta nos dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, marcando o segundo e iniciando a jogada do primeiro com um belo drible e um passe espetacular para Savarino dar a assistência a Luiz Henrique, mostraram um jogador mais solto e integrado ao time. Apesar da demora por uma participação direta, o Alvinegro aumentou a produção ofensiva desde a chegada do camisa 23.
Desde que começou a atuar, a equipe comandada por Artur Jorge marcou 10 gols em cinco jogos no Campeonato Brasileiro - média de duas bolas na rede por partida. Sem o argentino, o Botafogo tem 35 tentos em 21 confrontos - média de 1,66. O aumento é de 20,4%.
Botafogo com Almada no Brasileirão
x Juventude - 2 gols marcados
x Flamengo - 4 gols marcados
x Bahia - Nenhum gol marcado
x Fortaleza - 2 gols marcados
x Corinthians - 2 gols marcados
O Botafogo tem o melhor ataque do Brasileirão, com 45 gols em 26 rodadas.
A evolução é resultado também do período mais longo de preparação que o jogador teve desde a chegada ao clube. Foram seis dias de descanso no começo da Data Fifa e mais uma semana de treinos, que Artur Jorge usou para integrar os reforços recém-contratados e naturalizar os movimentos da equipe.
- A densidade competitiva é muito grande. Nós nos adaptamos a isso. Vínhamos de uma sequência de jogos e agora começamos da melhor maneira. Os jogadores merecem esse descanso físico e mental, tivemos quatro atletas que foram para a seleção que não tiveram isso. Tivemos cinco dias para preparar esse jogo, fizemos bem isso, integramos bem os três novos jogadores. Foi importante para isso também. O nosso líder não nos deixa adormecer, cobra em todos os treinos, jogos, em todos os momentos. Esses jogadores têm fome de crescer e de trabalhar - analisou Franclim Carvalho, auxiliar de Artur Jorge, que comandou a equipe contra o Corinthians.
As trocas de posição entre Almada e Savarino, que vem sendo utilizadas desde que o argentino chegou, funcionaram melhor e o camisa 23 encontrou espaços em que se sentiu mais confortável para produzir.
A bola na rede foi a primeira participação direta do argentino em sete partidas com a camisa alvinegra. Com prazo de permanência curto, o clube vê como essencial a integração mais rápida possível para que ele consiga contribuir na disputa pelos dois títulos que têm na temporada.
As quartas de final da Libertadores, que se iniciam nesta quarta-feira contra o São Paulo no Estádio Nilton Santos, às 21h30 com transmissão da Globo, são o tipo de jogos para os quais Thiago foi contratado para decidir.
Ver o crescimento do jogador dentro do esquema de Artur Jorge às vésperas da bola rolar era exatamente o que a torcida alvinegra precisava para ganhar ainda mais confiança na capacidade dele.