Assim como em 1993: Adversários na semifinal da Libertadores 2024, Botafogo e Peñarol já decidiram título continental há 31 anos


Botafogo e Penãrol decidiram a Copa Conmebol, em 1993 — Foto: Cezar Loureiro

Após passar pelo São Paulo, o Botafogo conheceu nesta quinta-feira seu adversário na semifinal da Libertadores. O Peñarol, do Uruguai, eliminou o Flamengo e vai enfrentar o alvinegro na próxima fase. As duas equipes nunca se enfrentaram na competição, mas já fizeram uma decisão de torneio sul-americano: a Copa Conmebol, em 1993. Na ocasião, o clube carioca levou a melhor e ficou com o título.


O Botafogo chegou para a final da competição com uma campanha quase perfeita. A equipe comandada por Carlos Alberto Torres, à época, havia conquistado cinco vitórias em seis partidas, contra Caracas, da Venezuela, Bragantino e Atlético-MG. A única derrota foi para a equipe mineira, por 3 a 1, na semifinal, não suficiente para eliminar o alvinegro carioca, que venceu o jogo de volta por 3 a 0.


Mesmo considerado favorito, o Botafogo não teve vida fácil na grande decisão. As duas partidas do confronto com o Peñarol terminaram empatadas: a primeira, disputada no estádio Centenário, em 1 a 1; e a segunda, no Maracanã, em 2 a 2. Na disputa por pênaltis, o goleiro William Bacana brilhou, o alvinegro venceu por 3 a 1 e ficou com o título da competição, o primeiro e único sul-americano da história do clube.




Apesar de William ter se sagrado nas cobranças, o grande herói da equipe durante a Copa Conmebol (atual Copa Sul-Americana) foi Sinval. Artilheiro não só do alvinegro, como do torneio, ele marcou nos dois duelos da final, um em cada. O atacante foi responsável por oito dos 11 gols do Botafogo na trajetória rumo ao título.


Jogadores celebram conquista da Copa Conmebol (Atual Copa Sul-Americana) com o troféu — Foto: Cezar Loureiro

Trinta e um anos depois, como o Botafogo fez uma campanha inferior à do Peñarol na fase de grupos da Libertadores, vai precisar decidir a classificação fora de casa. A equipe de Artur Jorge fez história ao chegar à semifinal, quebrando um jejum de mais de meia década, e vai em busca do título inédito.


Mas antes disso, o alvinegro volta a campo no sábado, contra o Grêmio, às 21h, no estádio Nilton Santos, em partida válida pelo Brasileiro - campeonato em que também briga pela taça. O Botafogo está na ponta de cima da tabela, a três pontos do vice-líder Palmeiras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem