No gramado do Estádio Nilton Santos, o zagueiro Adryelson e o lateral-direito Vitinho foram apresentados por John Textor como novos reforços do Botafogo na noite desta quarta-feira (4/9). Os dois jogadores chegaram na reta final da segunda janela de transferências de 2024, junto com o lateral-esquerdo Alex Telles, que ainda não está no Rio de Janeiro.
Adryelson foi emprestado pelo Lyon até dezembro e vai novamente vestir a camisa 34, enquanto Vitinho foi contratado junto ao Burnley, da Inglaterra, por cerca de R$ 60 milhões, incluindo bônus, com contrato até 2029. O lateral vai usar a camisa 22 no Glorioso.
– Vi o nome dele numa lista há muito tempo atrás. Aqui está a camisa 22, era o meu número na high school – brincou Textor ao entregar a camisa alvinegra para Vitinho.
Pedro Martins, diretor executivo de futebol, e Alessandro Brito, diretor de gestão esportiva do Botafogo, também participaram da cerimônia no gramado do Niltão. Na entrevista coletiva, John Textor se mostrou muito feliz com a chegada dos reforços.
– Obrigado por estarem aqui. É a primeira vez que venho ao estádio e não tem jogo, isso não é muito legal (risos), gosto de ver futebol. Mas estou feliz de estar aqui para uma ocasião muito especial, para apresentar Vitinho, um novo membro da família, e também dar as boas-vindas de volta a um grande membro da nossa família, Adryelson – disse Textor, que exaltou a força do Botafogo para trazer atletas de volta da Europa:
– Fico surpreso um pouco por ele querer voltar, de ver o que está acontecendo com esse projeto do Botafogo. Jogadores da Europa estão indo no sentido contrário, de vir jogar aqui conosco no Brasil, como Thiago (Almada), Luiz Henrique, Mohamed El Arouch… Os jogadores querem estar aqui. Esse é um momento na história do Botafogo em que estamos mostrando que o movimento de jogadores pode ser na outra direção, com atletas querendo vir para o Brasil.
John Textor, sobre Vitinho:
– O Vitinho foi um jogador que vimos jogar em diferentes situações, ao norte de Manchester, perto de onde os vikings jogam (risos). Seu nome estava numa lista de jogadores que estávamos conversando para fortalecer nosso time. Falei para os caras não colocarem ele na lista se não tivesse chance de vir. Estou incrivelmente animado que essa combinação de circunstâncias permitiu que ele viesse se juntar à nossa família.
– Temos um perfil que buscamos, buscamos por jogadores rápidos, técnicos e inteligentes. Rápido com os pés, com a bola, e no caso do Vitinho sei que ele pode ficar ainda mais forte à medida que for se desenvolvendo. Já é um grande jogador. Conheci seu pai hoje e coloquei meu braço ao redor dele, provavelmente é o homem mais forte que eu já estive do lado para tirar uma foto (risos), então creio que ele vai ficar mais forte.
John Textor, sobre Adryelson:
– Eu vi o Adryelson como o melhor zagueiro do Brasil no ano passado. Quando falamos de jogadores técnicos, rápidos e inteligentes, falamos sobre jogos tão difíceis sem cometer nem sequer uma falta, foram 11.
– Ele é um dos melhores jogadores de defesa do Lyon, foi muito difícil ver como ele estava se desenvolvendo no Lyon. Mamadou Sarr, que era considerado uma potencial futura lenda do clube, foi negociado, e Adryelson ganhou mais espaço na rotação do time.
– Temos o mesmo problema na França que temos aqui, estamos na Liga Europa, vamos jogar a cada três ou quatro dias. Adryelson iria ganhar um tempo de jogo significativo.
– Vitinho está voltando da Europa para o Brasil, Alex Telles também está voltando para jogar no Brasil. Adryelson, a Europa está esperando pelo seu retorno, quero agradecê-lo de verdade, como um irmão, um membro da família, por voltar e nos ajudar a ganhar esse campeonato.