John Textor está na cidade de Liverpool para se encontrar com o atual proprietário do Everton, Farhad Moshiri, e a compra do clube deve ser concluída até o fim da semana, informa o jornal britânico “The Guardian” nesta quarta-feira.
Segundo a reportagem, Textor precisa vender suas ações que possui no Crystal Palace (45%), e três outros investidores teriam interesse, incluindo um do Oriente Médio e outro de um grupo apoiado por celebridades esportivas dos Estados Unidos.
Textor, cujo Eagle Football Group já tem participações no Lyon, Botafogo, Rwd Molenbeek e Crystal Palace. O Dono da Eagle Football chegou a Londres na terça-feira antes de viajar para Liverpool na quarta-feira para se encontrar com Moshiri, com fontes próximas ao acordo antecipando que poderia ser acordado nos próximos dias.
Os termos são os mesmos da oferta feita em 1º de junho na rodada anterior de licitações, com Textor confiante de que a obtenção de um acordo de financiamento para o novo estádio do Everton na doca de Bramley-Moore poderia permitir que ele adiasse a conclusão da aquisição até janeiro.
Uma complicação potencial pode ser a exigência de Textor de vender suas ações de 45% no Palace para cumprir as regras da Premier League. Uma oferta dos compatriotas Josh Harris e David Blitzer, que já possuem 18% de participação no Palace, por cerca de £ 100 milhões, foi rejeitada. Acredita-se que três outros investidores tenham manifestado interesse em comprar as ações da Textor, incluindo um do Oriente Médio e outro que se diz ser um grupo apoiado por celebridades esportivas dos EUA.
Na semana passada, o presidente do Palace, Steve Parish, disse que não ficaria no caminho de Textor depois que ele pagou £ 87,5 milhões por uma participação de 40% no Palace em 2021, antes de estendê-la para 45% quando comprou o Lyon um ano depois. "Ele quer um clube que se conecte a isso, onde ele controla tudo o que acontece. Não achamos que isso seja certo para nós como clube agora", disse Parish à BBC. "Colaboramos com seus clubes sempre que podemos. Ele quer ir e fazer outra coisa, estamos ajudando-o a fazer isso."
Se tudo der certo, o Everton se tornaria mais um clube da Eagle Football, substituindo o Crystal Palace e fazendo companhia a Botafogo, Lyon e RWD Molenbeek.