O Botafogo terá que fazer algo que até hoje não conseguiu para se classificar às quartas de final da Copa do Brasil. O Alvinegro jamais se classificou na competição depois de empatar o primeiro jogo de uma eliminatória como mandante. A partida de ida contra o Bahia, pelas oitavas de final, terminou 1 a 1 no Estádio Nilton Santos.
O clube passou por esta situação cinco vezes na história da competição. Em todas, não conseguiu a classificação para a fase seguinte.
Botafogo x Avaí - 2011: empate por 2 a 2 no jogo de ida no Nilton Santos. Na volta, Ressacada, as equipes ficaram no 1 a 1 - o clube catarinense passou pelo extinto critério gol qualificado fora de casa; uma das poucas vezes que o elenco do Botafogo brigou após uma eliminação.
Botafogo x Flamengo - 2017: empate sem gols no Nilton Santos na primeira partida; na volta, no Maracanã, o Alvinegro perdeu por 1 a 0.
Botafogo x Juventude - 2019: depois de empatar por 1 a 1 no Nilton Santos, o clube carioca perdeu por 2 a 1 no Alfredo Jaconi.
Para passar do Bahia, o time terá que superar o tabu. Mesmo com o empate no jogo em casa, Artur Jorge confia na classificação.
- Por uma questão cultural, pensamos que o jogo fora tem mais valor que o jogo em casa, tendo em conta que conseguimos melhores resultados. Eu não vejo dessa forma, vejo que deixou tudo aberto para o segundo jogo, aceito que tendo em conta o semblante, pelo lado do Bahia, pode ter uma satisfação maior do que a mim e aos meus jogadores. Mas está tudo em aberto, por termos mostrado várias vezes, diria que até com melhores resultados fora de casa e com resultados no campeonato e até mesmo na Libertadores, que está tudo em aberto e vamos em busca da classificação - analisou Artur Jorge após o embate no Nilton Santos.