O Botafogo venceu o Atlético-MG por 3 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela 15ª rodada do Brasileirão. A equipe de Artur Jorge manteve o controle do jogo com intensidade e conquistou o resultado com três golaços de fora da área, com Luiz Henrique, Cuiabano e Savarino. Feliz com o resultado, o comandante alvinegro avaliou o favoritismo no Glorioso no Campeonato Brasileiro na coletiva de imprensa.
Questionado, Artur Jorge se esquivou de frases de efeito e manteve os pés no chão, mas se mostrou confiante com a posição atual do time, segundo colocado na tabela.
- O Botafogo é candidato a vencer o próximo jogo. Estamos na 15ª rodada, e ainda temos muitos jogos pela frente. Estamos orgulhosos até aqui este é o nosso compromisso: em segundo lugar, com um ponto menos que o líder. Estamos tendo um ótimo desempenho. - afirmou o comandante.
- Sabemos que há um leque de equipes que lutam pelo título e queremos ser competitivos, estar em decisões. Vamos ver, mais a frente, se temos a capacidade lutar por essas decisões. - finalizou.
Característica fundamental do resultado, os gols fora da área ajudaram o Botafogo a conquistar os três pontos no Nilton Santos. Sobre isso, o treinador revelou que incentiva os jogadores a variarem as armas ofensivas.
- Nós procuramos essa variedade, incentivamos e treinamos condições de finalização. Que não seja só dentro da área, só em cruzamentos pelas laterais. Tudo isso faz parte do nosso trabalho, que é muito direcionado no treino para aquilo que queremos no jogo. Dentro desse plano, Luiz Henrique fez um bonito gol, que abriu o jogo. Materializou a nossa superioridade.
Para brigar pelo título, o treinador terá a ajuda de três ótimos reforços. Anunciados pelo Botafogo nas últimas semanas, Thiago Almada, Allan e Igor Jesus também foram comentados por Artur Jorge.
- Eu disse que íamos tentar acrescentar valor ao elenco, foi nesse sentido que contratamos esses três jogadores. Para podermos ficar com elenco mais forte, mais capaz. Alguns até podem ser polivalentes dentro do jogo. Eles vêm para ajudar o Botafogo a ser mais forte ainda.
Análise da partida
- É uma vitória muito importante para nós. Conseguimos bater um rival em muito bom nível, era importante para nós somar mais uma vitória nessa sequência para continuar nessa soma e encurtar a diferença para o primeiro. Hoje ficamos a um ponto. O jogo em si nós controlamos, espero que vocês não caiam na tentação de falar da diferença de um time que ficou com um a menos porque, já naquela altura, nós conseguíamos controlar. Naturalmente que fica muito difícil depois que fica com menos um, facilitou um pouco mais a nossa tarefa. Especialmente no segundo tempo, depois de alguns ajustes, tivemos intensidade, muita bola perto da área. Aumentamos as tentativas de finalização. Conseguimos fazer três gols, uma vitória justa e muito merecida.
Jogo contra o Vitória
- Temos sempre que aperfeiçoar, ter isso em mente. É um ponto que tenho trabalhado aqui no Botafogo. Essa ambição nos tem norteado, somos sempre capazes de fazer melhor. Contra o Vitória, em termos de contexto, vai ser diferente. Vamos pensar na melhor forma de voltar a ser competitivo e vencer o jogo. Vamos projetar o jogo seguinte em outra ocasião, mas sabemos que podemos melhorar. Nós queremos mais e podemos fazer mais ainda.
Almada, Allan e Igor Jesus
- Eu disse que íamos tentar acrescentar valor ao elenco, foi nesse sentido que contratamos esses três jogadores. Para podermos ficar com elenco mais forte, mais capaz. Alguns até podem ser polivalentes dentro do jogo. Eles vêm para ajudar o Botafogo a ser mais forte ainda.
Desfalques
- Ficamos hoje privados desse dois atletas (Tiquinho e Barros) para o próximo jogo. Mas a nossa filosofia é de que os melhores estarão disponíveis, então não podemos lamentar. Temos alternativas, jogadores capazes de ajudar. Podemos olhar para o jogo com ambição de ganhar.
Chutes de fora da área
- Temos que ter variedade no que fazemos, nas dinâmicas. Nós tínhamos baixado o número de finalizações comparativamente com outro período, até porque pegamos equipes com linha mais baixa. Nós procuramos essa variedade, incentivamos e treinamos condições de finalização. Que não seja só dentro da área, só em cruzamentos pelas laterais. Tudo isso faz parte do nosso trabalho, que é muito direcionado no treino para aquilo que queremos no jogo. Dentro desse plano, Luiz Henrique fez um bonito gol, que abriu o jogo. Materializou a nossa superioridade. Quando consegue finalizar, ele tem sempre essa possibilidade de fazer belos gols
Expectativa por Thiago Almada
- Acho que o talento não tem direção. Nós trouxemos de fato três belíssimos jogadores para o Botafogo. Recordo que também trouxemos Igor e Allan, dois jogadores que estiveram muito tempo fora. Hoje são nossos atletas também. Tentamos reforçar a equipe com jogadores talentosos, tornar o elenco mais forte, mais capaz, mais ambicioso. O Textor tem incentivado essa margem de pulsão. E nós buscamos dar nossa contribuição, dar o nosso valor para, em conjunto, fazer o Botafogo melhor. Para que os torcedores desfrutem e vibrem com a equipe ganhando muitas vezes.
O próximo compromisso do Botafogo no Brasileirão será o Vitória, na quinta-feira (11), às 21h30 (de Brasília), no Barradão. Segundo colocado, o Glorioso tem um ponto a menos que o líder da tabela, o Fla.
Assista a coletiva abaixo: