O Botafogo conseguiu um empate com gosto de vitória, a poucos segundo de acabar a partida contra o Athletico Paranaense, após Júnior Santos ter feito uma ótima jogada pela ponta-esquerda, Diego Hernández cobrou um ótimo escanteio e Bastos fez um gol importante. Porém a partida não teve só isto. Mesmo com este empate, o jogo poderia ter sido diferente, claro que sabemos que o Botafogo, não fez uma ótima partida, foi uma atuação abaixo do esperado. Mas nesta partida do dia 19/06/2024,quarta-feira, poderiam ter ocorrido 2 pênaltis pro Botafogo, e alguns cartões que eram para serem mostrados pelo Ramon Abatti Abel, e o VAR omisso do Igor Junio Benevenuto não interviu nos lances de penalidade. Veja cada momento do jogo, e os lances mais polêmicos em Botafogo 1 x 1 Athletico Paranaense.
Fernandinho e Christian chegaram com tudo no Óscar Romero, e o árbitro Ramon Abatti Abel, não deu cartão amarelo para nenhum dos 2.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) June 19, 2024
Atenção Botafogo, começou a arbitragem mostrar a sua "qualidade" (contém aspas e ironia)
🎥 SporTV pic.twitter.com/djiNSriZ4q
Aos 12 minutos do primeiro Óscar Romero levou uma entrada dupla de Fernandinho e Christian do Athletico Paranaense, e o Árbitro não deu nenhum cartão para ambos jogadores. Começando a mostrar que o Botafogo iria enfrentar uma arbitragem sem critérios.
Absurdo, Júnior Santos não estava em impedimento no lance. E ainda houve um desvio pela defesa do Athletico Paranaense antes da bola chegar no Júnior Santos. Se fosse gol? Vocês acham que o VAR daria?
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) June 19, 2024
É uma vergonha esta arbitragem porca e mal preparada!
🎥 SporTV pic.twitter.com/GckYD4lK0b
Não foi gol do Botafogo, aos 28 minutos do primeiro tempo, porém se fosse gol e a arbitragem não marcasse gol, seria um dos maiores roubos da história do Futebol. Quando Damián Suárez levanta a bola na área, a bola bateu na cabeça de Esquivel do Athletico Paranaense, gerando assim um novo desvio, portanto se Júnior Santos fizesse o gol, seria válido. Mas será que o boçal e canalha do Igor Junio Benevenuto marcaria? (Nós temos as nossas dúvidas a respeito).
Ramon Abatti Abel não deu falta nem no Diego Barbosa, e a que foi ainda falta do Erick no Tchê Tchê. Não deu nada. Arbitragem é complicada.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) June 19, 2024
🎥 SporTV pic.twitter.com/oF1EGr9Ju4
Nem o árbitro Ramon Abatti Abel nem o VAR Igor Junio Benevenuto viram a entrada criminosa do Erick (já tinha cartão amarelo) no Tchê Tchê pic.twitter.com/UaAJSe19Tz
— Camisa7🔥 🌟 (@Camisa7Glorioso) June 20, 2024
Aos 3 minutos e 50 do segundo tempo Danilo Barbosa foi calçado pelo Christian, e o árbitro Ramon Abatti Abel, fingiu não ver nada, logo depois aos 4 minutos e 50 segundos, Tchê Tchê do Botafogo tomou uma entrada do Erick que já tinha cartão amarelo e não foi expulso, o VAR novamente Igor Junio Benevenuto fingiu estar no deserto do Saara, para não ver o lance.
Tchê Tchê cobrou escanteio pra área, e Carlos Eduardo foi calçado e tomou uma cotovelada do Leonardo Godoy. O árbitro Ramon Abatti Abel não deu pênalti, e nem o VAR Igor Junio Benevenuto chamou pra analisar. Lance discutível, porém tinha que ter checagem.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) June 19, 2024
🎥 SporTV pic.twitter.com/7fncFujQnV
Na sequência até um lance discutível, onde Eduardo pode ter sofrido um pênalti do Leonardo Godoy, mais conhecido como Leo Godoy, lateral-direito do Athletico Paranaense. Onde podemos observar que Leo Godoy dá um soco no Eduardo, após Tchê Tchê, ter cobrado pênalti.
De novo ele, Leonardo Godoy tomba Júnior Santos dentro da área, e o árbitro Ramon Abatti Abel não marca pênalti, e o VAR omisso do Igor Junio Benevenuto fingiu que estar no deserto do Saara, e não chamou o lance pra ser revisado.
— Gazeta Botafogo ⭐📰 (@agazetabotafogo) June 19, 2024
🎥 SporTV https://t.co/aLxAYRBBpm pic.twitter.com/nKpWMb8v1f
ÁRBITRO | O @Palmeiras ano passado diante do @Botafogo no 1’ turno recebeu um pênalti do Jogador Di plácido, com a mesma intensidade de empurrão de cotovelo que o Junior Santos recebeu na grande área.
— Central do VAR | 🖥️ (@CentralVarBFR) June 19, 2024
Isso é uma loucura @CBF_Futebol.
O Critério parece ser a cor da camisa. pic.twitter.com/rLblwLV1Hz
— Felix (@FelixDesigner) June 20, 2024
Júnior Santos reclamou de um pênalti não marcado, via Instagram: pic.twitter.com/YvvPer36Ae
— Informa Fogo (@informafogo) June 20, 2024
De novo ele, Leo Godoy, neste lance não há discussão ou dúvidas, Pênalti Claro não marcado a favor do Botafogo. Leo Godoy empurra o Júnior Santos, e tombar o homem, convenhamos não é nada fácil. Nem o Árbitro de campo Ramon Abatti Abel, e nem tampouco o Igor Junio Benevenuto no VAR, pediu para o lance ser revisado, e nem checou se foi pênalti ou não. Inclusive o Júnior Santos reclamou com toda razão do lance, no story de seu Instagram. O Pênalti foi ignorado por Ramon Abatti Abel e do VAR Igor Junio Benevenuto.
O Botafogo conseguiu um empate nos últimos segundos da partida, mas se a arbitragem fosse mais transparente, com câmeras de qualidade no qual Textor já se propôs a colocar nos Estádios, além do impedimento semiautomático, nada dessas coisas teriam ocorrido. Parece que a visita da Leila Pereira na sede da CBF, na última segunda-feira 17/06. teve resultado.