Após entrada de Óscar Romero, Botafogo incorporou o espírito da Libertadores e venceu a LDU na base da determinação

O Botafogo viveu uma típica noite de Conmebol Libertadores na vitória por 2 a 1 sobre a LDU no Estádio Nilton Santos. Hugo e Júnior Santos foram os autores dos gols em uma partida que tecnicamente o time não esteve no melhor nível, mas que não faltou entrega.



A equipe entrou em campo na noite desta quarta-feira, ao mesmo tempo, pressionada por estar na lanterna do grupo e motivada por poder virar líder dependendo do placar que alcançasse.


O empate entre Junior Barranquilla e Universitario na última terça favoreceu o Glorioso, que passou a ter caminho aberto para inclusive avançar às oitavas como primeiro da chave.


Com muitos desfalques, especialmente no ataque, Artur Jorge apostou na manutenção dos titulares que tinha usado na derrota contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro. O que se viu em campo foi diferente, no entanto.


Se contra o Tricolor de Aço teve dificuldade para produzir e dominar de fato o adversário no primeiro tempo, contra a Liga o Botafogo iniciou bem a partida. Logo nos primeiros minutos Júnior Santos ficou cara a cara com Domínguez, mas escolheu a jogada errada e perdeu o gol.


O domínio, no entanto, não se traduziu em vantagem cedo, muito por conta de uma noite tecnicamente abaixo de alguns jogadores. O que ajudou a acender o time em campo foi justamente um gol adversário, que acabou anulado pelo VAR após 10 minutos de revisão.


Assim que a decisão foi anunciada, as arquibancadas do Nilton Santos explodiram e o time voltou ligado. Foi questão de minutos para Hugo abrir o placar após lindo cruzamento de Luiz Henrique pelo lado direito.



O Alvinegro manteve a intensidade e criou uma outra boa oportunidade que Jeffinho desperdiçou na entrada da pequena área. Porém aos poucos a LDU foi conseguindo esfriar a partida à base de muita catimba.


Mesmo atrás no placar, os equatorianos demoravam a cobrar faltas e laterais, prendiam a bola e paravam o jogo sempre que podiam.


Quando a Liga encontrou o gol de empate em um lance de bola parada na reta final do primeiro tempo, o Botafogo já não conseguia mais exercer a mesma pressão e ter a mesma intensidade do começo da partida.


Artur Jorge apostou na entrada de Óscar Romero no lugar de Jeffinho para aumentar a criatividade e fazer com que o time trabalhasse melhor a posse da bola. Mesmo com o paraguaio bem na partida, a substituição não fez com que o time tivesse um salto de desempenho, mas foi decisiva.


Foi dos pés dele que saiu a assistência espetacular para Júnior Santos bater cruzado e recolocar a equipe em vantagem. O nono gol do camisa 11 nesta edição da Libertadores, artilheiro isolado da competição.


Dali para a frente o time equatoriano foi tentando ser mais ofensivo em busca do empate e em nenhum momento o Glorioso conseguiu levar perigo nos contra-ataques. Dá para dizer que o rival fez um segundo tempo até melhor, mas o time que soube vencer é de General Severiano.


Muita disposição, vigor e dedicação deram o tom de uma equipe que, mesmo exausta em alguns momentos, lutou o tempo inteiro para travar finalizações e passes, impedindo grandes riscos dentro da área na maior parte do tempo.



A vitória veio com direito a Júnior Santos prendendo a bola perto da bandeira de escanteio, mais uma imagem típica da Libertadores.


O Botafogo segue vivo na Conmebol Libertadores. A primeira parte da missão foi cumprida, agora vem a mais difícil. Dois jogos fora de casa precisando pontuar se quiser avançar para as oitavas. Ninguém disse que seria fácil.


Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo volta a campo no próximo domingo (12/5) para visitar o Fortaleza, às 16h, na Arena Castelão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, tem mais uma decisão pela Libertadores, quinta-feira (16/5), contra o Universitario, às 19h, no Estádio Monumental U, em Lima.


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2 X 1 LDU

Estádio: Nilton Santos

Data-Hora: 8/5/2024 – 21h30

Árbitro: Darío Herrera (ARG)

Assistentes: Facundo Rodríguez (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)

VAR: Hernán Mastrangelo (ARG)

Renda e público: R$ 1.116.126,00 / 24.612 pagantes / 26.464 presentes

Cartões amarelos: Lucas Halter, Marlon Freitas e Luiz Henrique (BOT); Estrada, Domínguez e Piovi (LDU)

Cartões vermelhos: –

Gols: Hugo 30’/1ºT (1-0), Estrada 45’/1ºT (1-1) e Júnior Santos 23’/2ºT (2-1)


BOTAFOGO: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo; Luiz Henrique (Diego Hernández 22’/2ºT), Danilo Barbosa (Gregore 22’/2ºT), Marlon Freitas e Jeffinho (Óscar Romero – Intervalo); Júnior Santos e Savarino (Tchê Tchê 42’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.


LDU: Domínguez; Quintero, Adé, Facundo Rodríguez e Quiñónez; Villamil (Alzugaray 31’/2ºT), Piovi, Estupiñán (Alvarado 31’/2ºT) e Jhojan Julio (Angulo 11’/2ºT); Estrada (Charcopa 17’/2ºT) e Alex Arce – Técnico: Josep Alcácer.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem