John Textor anuncia que terá monitoramento em tempo real da arbitragem em Botafogo x Flamengo no Maracanã e questiona escalação de Raphael Claus feita pela CBF: ‘Não deveria ser o árbitro’


Acionista majoritário da SAF Botafogo, John Textor segue firme em sua luta para combater a corrupção e a manipulação de resultados no futebol. Em entrevista à Botafogo TV, o empresário americano reafirmou que o clube perdeu o Campeonato Brasileiro de 2023 “fora de campo” e questionou a escalação do árbitro Raphael Claus para o clássico deste domingo, contra o Flamengo, no Maracanã, pela quarta rodada do Brasileirão-2024.


– Bem, o passado é o passado. Eu sei o que aconteceu no ano passado. Era muito claro. Eu vi um grande problema. Todos deveriam ver um grande problema com a marcação errada de uma linha de impedimento no Vasco x Palmeiras para inclinar de fato o plano. Para comparar dois pés quando deveria um ombro e um pé. Então eu sabia que algo estava errado em 27 de agosto. Eu sabia que algo estava errado no dia 3 de setembro, eu acho, no Flamengo e Botafogo. Sabia que algo estava errado uma semana depois com o Atlético-MG e Diego Costa considerado impedido. Eu sabia que algo estava errado no Palmeiras x São Paulo. Depois, na verdade. Eu sabia que algo estava errado com Palmeiras x Bahia. Eu sempre saberei que nosso clube fez tudo que foi possível para vencer no campo. E perdeu fora do campo. Sim, houve um colapso de escala épica do nosso time, com nossos jogadores no final da temporada. Tente passar pelo que passamos, ter uma liderança como aquela, levada com a dedução de seus pontos e aumento dos pontos de outra equipe. Vão dizer que estamos chorando e, tudo bem, mas meu objetivo é garantir que isso não aconteça novamente, porque isso acontecerá. Isso vai acontecer novamente – iniciou Textor.


– No meio da sessão do Senado, onde eu, como presidente de clube, estou pedindo a investigação de um jogo manipulado e todos os participantes desse jogo, incluindo o árbitro, e a CBF anuncia descaradamente que Raphael Claus será o árbitro próximo jogo entre Botafogo e Flamengo. Quando ele não poderia ser imparcial. Em nenhum lugar do mundo uma federação tomaria essa decisão. Então, se você não acha que essa corrupção pode acontecer, de novo, pergunte a si mesmo: “É assim que uma federação deveria agir?” A aparência de impropriedade, a chance de que o Sr. Claus seja afetado pelo momento. Ele está, como estamos, sujeitos a uma investigação, e ele que tem que ser entrar e ser imparcial. Não é justo com o Botafogo, não é justo com o Flamengo. O Flamengo está preocupado que Raphael possa provar um ponto que ele não tem nada contra o Botafogo e nos dar um pênalti inválido. Tomara Deus que não. Então ele não deveria ser o árbitro, ter folga por uma semana, provavelmente está sob muito estresse. Ou deveria apitar outro jogo. Esse mau comportamento continuará. O mau comportamento que me refiro é sobre Ednaldo (Rodrigues) e CBF. Ele tem que começar a gerenciar o negócio profissionalmente. Não disse que ele é corrupto. Eu acho que ele não é um bom executivo e não posso acreditar que o Brasil, com esse grande futebol que temos, está preso com esse homem que nem se reúne com o proprietário de um time. Isso é deprimente, certo? Eu pedi para enviar bons e-mails. Então meu objetivo é que não aconteça novamente – avisou.


O acionista da SAF do Botafogo que sistema de inteligência artificial vai começar a monitorar arbitragens em tempo real neste domingo.


– A visão computacional vê tudo, cada milissegundo. Então nesse jogo, nesse fim de semana, vamos instalar pela primeira vez e podemos fazer isso diretamente da transmissão de televisão. É melhor se construirmos sistemas de câmeras para as arenas, mas não é no nosso estádio esse jogo. Esta será a primeira vez com avaliação da arbitragem em tempo real, alertas e monitoramento. É a primeira vez que faremos monitoramento de manipulação durante o jogo. É um nível de transparência que é complementar ao que você recebe da televisão. Não muda o jogo, mas agora recebo alertas no meu telefone quando eu assisto à minha equipe na França. Semanas atrás, onde um pênalti não nos foi dado, o alerta apareceu no meu telefone. É como um VAR automatizado. Mais tarde no jogo tivemos um pênalti para nós. Talvez não deveríamos ter isso. Tem alerta também. Teremos isso em tempo real, apito por apito, abordagem de visão computacional em vigor para esta semana. E isso deveria acontecer em todos os jogos futuramente no Brasil. Corrupção morre à luz do sol e esse é meu objetivo de todo esse processo – garantiu.


Textou falou mais sobre o árbitro Raphael Claus.


– Claus é um homem forte e bonito. Então não tenho problema com ele. Tenho um problema com dois gols inválidos no Flamengo x Botafogo. Eu acho que ele apressou o VAR, não pude avaliar o VAR, não acho que alguém poderia possivelmente dizer que Bruno Henrique não estava impedido quando a bola veio do pé do Wesley. O VAR deveria simular a bandeira perfeita. Essa bandeira sobe quando sai do pé do Wesley. Ele não espera para determinarmos se houve um gol ou um gol contra. Ou alguma outra coisa. Isso foi um problema. Eu sou muito amistoso com o pessoal do Flamengo. Eu deixo isso claro. Se esse gol não entra, ganharíamos o jogo? Talvez, talvez não. Há mais 88 minutos. Talvez eles ficassem chateados por não terem feito aquele e fizessem três gols na gente. Mas o fato é que foram dois gols inválidos em uma derrota por 2-1, e tem que haver responsabilidade por isso. Ele deu um pênalti inválido no jogo que estamos alegando que foi manipulação combinada, Palmeiras x São Paulo, então ele deveria se explicar. Eu acho que a escalação dele com a Sra. (Daiane Caroline) Muniz dos Santos é curiosa. Acho que alguém deveria explicar isso, 20 vezes em 60 vezes eles estavam escalados juntos e ela estava escalada com outros árbitros não mais do que cinco vezes. Então em um ambiente onde há um ciclone de alegações credíveis de manipulação e há um árbitro ou combinação de árbitro e VAR que está em diversas dessas situações, assim como eu tive que testemunhar, ele deveria testemunhar. Se não há nada errado, não há nada errado. As pessoas não conseguem se esconder disso, é uma questão muito importante – completou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem