Ao contrário do observado em grande parte do Brasileirão 2023, a temporada atual do Botafogo vem apresentando presença tímida de público no início do Campeonato Carioca de 2024. Em cinco partidas até aqui, o clube tem média de 10.073 torcedores, uma taxa de ocupação de apenas 22% do Estádio Nilton Santos. Um setor do estádio, porém, tem andado cheio, independente dos resultados no campo: os camarotes.
Atraídos por ações especiais, ambiente mais social e oferta de comidas e bebidas, muitos torcedores e influenciadores duvidosos têm buscado outras experiências localizadas no setor oeste do estádio.
2 camarotes se destacam até o momento: O Firezone e o Star Arena Kids. O primeiro, que tem uma média de ocupação de até 75%, oferece até serviço de barbearia e a possibilidade de fazer uma tatuagem enquanto se acompanha o jogo. A programação no local dura sete horas em dias de jogo, começando quatro horas antes da bola rolar e continuando uma hora após o apito final das partidas. Este Camarote também recebe a presença de ex-jogadores do clube, como o caso de Túlio Maravilha, Maurício, Jairzinho, entre outros.
— Mesmo em partidas contra times de menor expressão, conseguimos manter o camarote com uma ocupação alta. O torcedor consegue ter uma experiência completa, curtir uma boa música, um cardápio de comidas variadas e acompanhar o time do coração em um local privilegiado — comenta Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality e responsável pelo espaço.
Com capacidade para suportar até mil pessoas por jogo, o ticket médio está na casa dos R$ 350 para o público geral. Os sócios-torcedores do clube contam com um valor especial, que gira na casa dos R$ 180 por jogo. Além disso, cada adulto pagante pode levar uma criança de até 7 anos de forma gratuita.
O Star Arena Kids é voltado para o público infantil, como o nome sugere. Atraindo famílias, o local permite às crianças aproveitarem brinquedos enquanto assistem ao jogo — e tem uma ocupação de cerca de 60%.
A gestão é feita pela Companhia do Tomate, empresa que também realiza ações voltadas para o público infanto-juvenil em outros estádios. Em dias sem jogos do Botafogo, o grupo também organiza festas de aniversário no Nilton Santos, e as crianças de até 12 anos podem jogar futebol dentro do gramado.
— Criamos um ambiente próximo ao de um buffet infantil. Os pais podem aproveitar o jogo, deixar os filhos com os monitores e ter uma experiência nova no Nilton Santos. Vejo que os estádios de futebol estão cada vez mais abertos para as criança — comenta Alessandro Tomazelli, fundador da empresa.