Nenhum Botafoguense imaginava que após o Botafogo ter vencido a Série B do Brasileirão de 2021, 2 anos depois o time iria brigar pelo título, e antes disso nenhum Botafoguense imaginava que no seguinte após 2021, em 2022, haveria John Textor que compraria 90% da SAF Botafogo, e o clube daria adeus as múmias de General Severiano, que mais prejudicavam o clube com falta de profissionalismo e gestão, do que qualquer outra coisa ou boa intenção, se que é a antiga diretoria havia isso.
O Trabalho de Luís Castro começou a engrenar, e conseguiu ajustar a mentalidade e o time começou a jogar melhor, mesmo após o simbólico título da Taça Rio.
O Botafogo começou o Brasileirão com bastante raça, determinação e vontade de vencer. Não foi atoa que fez 51 pontos e foi campeão do primeiro turno, tal como no Brasileirão de 1995, onde o clube na fase inicial também marcou 51 pontos, no começo daquele campenato.
O Botafogo mesmo com a saíde de Luís se manteve focado, e com uma otima passagem de Claudio Caçapa, onde o mesmo esteve presente e teve um aproveitamento de 100% vitória nas partidas que comandou como técnico interino do Botafogo. Chegou Lage, de forma badalada é verdade, foi eliminado da Sul-Americana, e foi derrocada abaixo, chegou cheio de ego, e não conseguia ter sequência de vitórias com o Botafogo. Nesta reta final os jogadores assumiram a responsabilidade, e Luís Castro e Joel Carli foram escolhidos para comandarem o time até o fim desta temporada, e o Botafogo agora está cada vez mais perto de vencer o Brasileirão 2023, depois de 2 anos após ter vencido o Brasileirão da Série B de 2021, onde marcou o fim de um Botafogo, e o renascimento de um novo Botafogo.