O Botafogo sofreu neste domingo (19/6), no início do jogo contra o Internacional, certamente um dos maiores roubos de sua história. O árbitro Savio Pereira Sampaio marcou pênalti inexistente de Philipe Sampaio, após rever o lance no VAR, e ainda expulsou o zagueiro alvinegro (veja o vídeo no fim do texto).
O lance aconteceu logo aos três minutos do primeiro tempo: Alan Patrick recebeu em velocidade, chutou e a bola bateu no peito de Philipe Sampaio. O árbitro não deu nada, mas o VAR, comandado por Rafael Traci, inexplicavelmente chamou para revisão. E o juiz, absurdamente, assinalou pênalti, convertido por Edenilson.
– O Philipe Sampaio está com o braço até numa posição esperada, a bola bate na barriga depois resvala no braço, mas não tem ação de bloqueio. Quando a bola bate no corpo e o braço está muito aberto, numa ação de bloqueio, é pênalti, mas não foi esse caso. O Philipe está numa posição de expectativa, não foi pênalti – explicou Paulo Cesar Oliveira, na “Central do Apito”, no Premiere.
Para piorar, o técnico Luís Castro ainda foi expulso logo depois do gol, por reclamação, já que o banco de reservas todo reclamou veementemente – e com toda a razão – da arbitragem. Tanto o treinador quanto Philipe Sampaio estão fora do clássico contra o Fluminense, domingo que vem (26/6), pela 14ª rodada do Brasileirão, no Estádio Nilton Santos.
Veja abaixo:
O pênalti marcado para o Internacional.
— Curiosidades Brasil (@CuriosidadesBRL) June 19, 2022
O zagueiro Philipe Sampaio foi expulso no lance. pic.twitter.com/39nTKmsd2h
Segundo gol do Internacional também foi irregular
Logo depois do gol de Edenilson, de pênalti, o Internacional fez 2 a 0 também num gol irregular. O lance aconteceu depois de um tiro de meta marcado erroneamente, quando era para ter sido assinalado escanteio para o Botafogo (veja abaixo).
Sim, ele deu tiro de meta pro Inter.
— Tática Alvinegra (@TaticaAlvinegra) June 19, 2022
Sim, o Inter saiu jogando a partir desse tiro de meta e fez o segundo gol.
Se isso não é armado eu já não sei mais nada. pic.twitter.com/lyRm2yiLyG
Comentarista da Central do Apito, Paulo César de Oliveira discordou do vergonhoso pênalti marcado por Sávio Pereira Sampaio logo no início de Internacional x Botafogo. O árbitro ainda expulsou Philipe Sampaio.
– A bola bateu o peito, pode até ter resvalado no braço, mas era posição natural, não tem movimento adicional. O zagueiro está tomando cuidado. Não tem pênalti na minha interpretação – disse PC Oliveira, que não mudou de ideia após rever a jogada.
– Mantenho a opinião. Philipe Sampaio está em posição esperada, a bola bate na barriga, vai no braço esquerdo, mas não tem movimento adicional. O árbitro entende que impediu lance de gol e expulsa. O braço está em posição natural, não tem movimento adicional ou ação de bloqueio. Manteria a decisão de campo, não foi pênalti – complementou.