A nona rodada do Campeonato Brasileiro foi, até o momento, perfeita para o Botafogo. Com a grande maioria dos líderes tropeçando, o Glorioso vai voltar ao G-4 se vencer o Goiás nesta segunda-feira (6/6), às 20h, no Estádio Nilton Santos, no jogo isolado que encerra a nona rodada.
Das equipes que estavam à frente do Botafogo ao término da rodada passada, só o líder Corinthians venceu (1 a 0 sobre o Atlético-GO, fora de casa). Palmeiras e Atlético-MG (0 a 0 entre eles), Coritiba, São Paulo e Athletico-PR apenas empataram.
Com seu compromisso ainda por fazer, o Botafogo caiu três posições neste fim de semana, sendo ultrapassado por Santos (que empatou com o Athletico-PR na Arena da Baixada), América-MG (que derrotou o Cuiabá por 2 a 1 no Independência) e Internacional (que superou o Red Bull Bragantino por 2 a 0 fora de casa). Mas uma vitória nesta segunda já muda tudo.
Se derrotar o Goiás, o Botafogo vai alcançar os 15 pontos e fechar a rodada na quarta colocação, na zona de classificação direta à Libertadores, ficando atrás apenas de Corinthians (18), Palmeiras (16) e Atlético-MG (16), três dos principais candidatos ao título.
Por outro lado, se o Botafogo perder, vai ficar a apenas dois pontos da zona de rebaixamento – para se ter uma ideia do equilíbrio deste Brasileirão. A primeira equipe fora do Z-4 no momento é o Juventude, com 10 pontos – o Goiás tem 9, mas se vencer no Nilton Santos chega a 12 e empurra o time de Caxias do Sul para a degola.