A cota de TV paga ao Botafogo pelo Campeonato Carioca deste ano de 2022 foi de apenas R$ 800 mil. Isso mesmo. O valor foi revelado pela repórter Renata de Medeiros, do “GE”.
O Estadual do Rio vive seu segundo ano de contrato com a TV Record, após uma grande briga na Justiça envolvendo Globo, clubes e Ferj. A partir do ano que vem, não há contrato para transmissão em TV aberta.
A perda da cota de TV, vale lembrar, é a punição que a Ferj impõe, por regulamento, aos clubes que deixarem de usar suas equipes principais a partir da terceira rodada. John Textor, acionista do Botafogo, já avisou que em 2023 o Glorioso atuará com um “time B”.
Veja o que diz o regulamento:
Art. 41 – A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato.